Iniciativa amplia o acesso à história da instituição e da luta pelos direitos da pessoa com deficiência visual no Brasil, com plataforma desenvolvida para ser totalmente acessível
A Fundação Dorina Nowill para Cegos acaba de disponibilizar online o acervo histórico do seu Centro de Memória. A novidade permite que qualquer pessoa acesse, de onde estiver, fotos, documentos, cartas e diversos arquivos que registram não apenas a trajetória da instituição e de sua idealizadora, Dona Dorina Nowill, mas também a luta pelos direitos da pessoa com deficiência visual no Brasil.
O projeto foi viabilizado por meio do PROAC – Programa de Ação Cultural e integra as atividades do projeto Acervo Dorina Nowill: Documentação e Preservação.

Para tornar a plataforma totalmente acessível, a Fundação Dorina realizou uma consultoria junto ao sistema Sophia Acervo, utilizado para a organização digital. A partir do trabalho conjunto, a consultoria de acessibilidade foi feita pela Fundação Dorina e a equipe técnica do Sophia Acervo desenvolveu e implementou as adaptações necessárias.
“Esse é um passo muito importante para democratizar o acesso à nossa história e garantir que pessoas cegas ou com baixa visão também possam conhecer e explorar esse patrimônio cultural. Queremos compartilhar a memória da Fundação Dorina com cada vez mais pessoas e inspirar novas gerações”, destaca Perla Assunção, responsável pela área de Serviços de Educação e Cultura da Fundação Dorina Nowill para Cegos.
O acervo já pode ser acessado pelo link: fdnc.org/memoriadorina. Novos materiais serão adicionados gradualmente, acompanhando o processo contínuo de catalogação.
Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos
A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há mais de 7 décadas se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.
Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.
A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, audiodescrição e consultorias especializadas como acessibilidade arquitetônica e web. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual.