Jornada do Paciente com AME em Minas Gerais entrega diretrizes inéditas à Secretaria de Saúde

Jornada do Paciente com AME em Minas Gerais entrega diretrizes inéditas à Secretaria de Saúde

Iniciativa colaborativa propõe soluções práticas para aprimorar o cuidado e apoiar a Política Estadual de Doenças Raras

No dia em que o Sistema Único de Saúde (SUS) completou 35 anos, a “Jornada do Paciente com Atrofia Muscular Espinhal (AME) em Minas Gerais” entregou à Secretaria de Estado de Saúde um documento inédito, fruto de 12 meses de trabalho colaborativo entre profissionais de saúde, equipe multidisciplinar, associações de pacientes e especialistas. A entrega foi realizada à superintendente de Atenção Especializada da SES-MG, Gabriela Januário, e ao presidente regional do COSEMS Sete Lagoas e membro do CONASEMS, Raphael Dumont Schlegel.

Conduzida de forma autônoma, com idealização da Roche Farma Brasil, a iniciativa reuniu 26 profissionais de diferentes áreas – entre médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e assistentes sociais – para mapear a jornada do paciente com AME no estado e identificar os principais gargalos de cuidado. O documento elaborado é composto por:

  • Diretrizes para o cuidado compartilhado dos pacientes com AME, apoiando diretamente a implementação da Política Estadual de Doenças Raras de MG.
  • Levantamento e priorização dos principais desafios da jornada do paciente.
  • Cartão de emergência para pacientes com AME, contendo os cuidados prioritários a serem considerados ao receber um paciente com AME no pronto-socorro, com o objetivo de reduzir intercorrências no manejo.

De acordo com Bruno Souza, Diretor de Operações Comerciaisda Roche Farma Brasil, o projeto reflete o papel transformador da colaboração na saúde pública. “A Jornada do Paciente com AME é um exemplo concreto de como o diálogo entre diferentes atores do sistema pode gerar soluções sustentáveis e de impacto real. O material entregue em Minas Gerais é fruto de uma escuta ativa e traduz o compromisso coletivo em fortalecer o SUS e melhorar a experiência de pacientes e famílias que convivem com doenças raras”, destaca.

A coordenação do projeto em Minas esteve sob responsabilidade de Aline Giuliani, presidente do Instituto Viva Íris, e do Dr. Marcelo Maroco Cruzeiro, médico neurologista e professor associado da UFJF, com liderança técnica da Dra. Juliana Gurgel Giannetti, professora titular da UFMG, e execução da consultoria de inovação Troposlab.

Em sua primeira edição, realizada no Rio de Janeiro em 2023, a Jornada do Paciente com AME resultou em soluções que ampliaram o acesso e melhoraram o fluxo de atendimento no estado, incluindo propostas de triagem neonatal, materiais educativos para capacitação de profissionais e aprimoramento de fluxos administrativos. A experiência bem-sucedida inspirou a expansão para Minas Gerais, com foco em adaptar as boas práticas ao contexto local.

“Cada estado tem uma realidade diferente, e o propósito da Jornada é justamente reconhecer essas particularidades para construir soluções possíveis, com base na realidade de cada região”, complementa Bruno. “Nosso papel é articular esse ecossistema e apoiar o desenvolvimento de iniciativas que aproximem o cuidado e promovam equidade”, conclui.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore