“Literatura Acessível”, do Instituto Incluir, é finalista do Prêmio Jabuti 2025 

“Literatura Acessível”, do Instituto Incluir, é finalista do Prêmio Jabuti 2025 

Projeto que promove o direito à leitura para todos os públicos concorre na categoria Fomento à Leitura 

O projeto Literatura Acessível, do Instituto Incluir, está entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2025, na categoria Fomento à Leitura — uma das mais importantes da principal premiação do livro e da leitura no Brasil. A iniciativa, que completou 10 anos de atuação em 2024, reafirma o compromisso do Instituto em promover o acesso equitativo à cultura e fortalecer o protagonismo de pessoas com e sem deficiência em diferentes territórios do país.

Criado em 2014, o Literatura Acessível tem alcance nacional e oferece livros infantojuvenis com desenho de acessibilidade, contemplando Braille, fonte ampliada, pictogramas, audiodescrição, QR codes com vídeos em Libras e audiolivros. O projeto também realiza oficinas sensoriais, contações de histórias inclusivas e formações para educadores, consolidando-se como referência na democratização da leitura e na promoção do livro e da diversidade.

Em 2024, ano de seu décimo aniversário, o projeto atendeu diretamente cerca de 10 mil crianças e jovens em 22 municípios brasileiros, entre escolas, bibliotecas e espaços comunitários, com o apoio de parceiros comprometidos com a inclusão e a diversidade. 

Para Carina Alves, fundadora e presidente do Instituto Incluir e idealizadora do projeto, estar entre os finalistas do Jabuti é o reconhecimento de uma trajetória construída com propósito social. “Esse momento representa mais do que um prêmio. É o reconhecimento de uma década dedicada à democratização da leitura e à construção de uma cultura verdadeiramente inclusiva. Quando tornamos a palavra acessível, abrimos caminhos para uma sociedade mais consciente, crítica e plural”, ressalta Carina. 

Sediado no Rio de Janeiro — considerada a Capital Mundial do Livro pela UNESCO —, e reconhecido como Ponto de Cultura, o Instituto Incluir atua há de 10 anos na promoção da inclusão em múltiplas áreas, da educação à cultura, do esporte ao meio ambiente, sempre com o propósito de assegurar igualdade de oportunidades e o combate às condições de exclusão.

A presença do Literatura Acessível entre os finalistas do Jabuti também reforça a força da Rede de Escolas Livres de Arte e Cultura, que conecta instituições em diferentes estados, compartilhando metodologias abertas, trocas formativas e parcerias com bibliotecas, escolas públicas e espaços comunitários. Essa rede fortalece mediadores de leitura, estimula a circulação de obras e artistas e mantém a acessibilidade e a diversidade regional no centro das práticas culturais.

Promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Prêmio Jabuti chega à sua 67ª edição celebrando autores, editoras e iniciativas que transformam o livro em instrumento de cidadania. O resultado final será anunciado no dia 27 de outubro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ).


Para mais informações sobre o Instituto Incluir, acesse o site: www.institutoincluir.com.br ou siga-o nas redes sociais InstagramFacebook e YouTube.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore