O futuro da inclusão profissional ganha palco no Arena Empregar, na Reatech 2025

O futuro da inclusão profissional ganha palco no Arena Empregar, na Reatech 2025

Espaço dedicado à empregabilidade reunirá empresas, entidades e especialistas em diversidade para conectar talentos e promover a inclusão no mundo do trabalho

Gerar oportunidades reais de trabalho e fortalecer políticas de diversidade e inclusão no mercado brasileiro será o foco do Arena Empregar, um dos principais espaços da Reatech 2025 – Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação, que acontece paralelamente com a segunda edição do Expo Brasil Paralímpico, entre 6 e 8 de novembro, no São Paulo Expo. O ambiente reunirá empresas com vagas abertas, consultores de RH, instituições de ensino e entidades especializadas, criando um ecossistema completo de orientação e direcionamento profissional para pessoas com deficiência. Além das oportunidades concretas de inserção no mercado, o espaço promoverá palestras, mentorias e conexões com especialistas que atuam na promoção da diversidade nas organizações.

Mais do que um ambiente de recrutamento, o Arena Empregar será uma ponte concreta entre o discurso e a prática. “Não se trata apenas de abrir portas, mas de garantir que as pessoas encontrem caminhos reais de inserção, crescimento e protagonismo. O foco do espaço é gerar conexões verdadeiras, que nasce do compromisso da Reatech em unir negócios, impacto social e experiência humana em um mesmo ambiente”, destaca Maurício Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil, organizadora da feira.

Realidade Virtual e Emprego Apoiado: o protagonismo do Instituto Jô Clemente

Entre os espaços mais inovadores desta edição está o do Instituto Jô Clemente (IJC), que apresentará ao público seu Projeto de Realidade Virtual, desenvolvido em parceria com a Fundação Alstom. A iniciativa simula o trajeto entre o Instituto e a Estação Santa Cruz do metrô, permitindo que pessoas com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA) experimentem, por meio de óculos de realidade virtual, situações reais do transporte público — uma vivência essencial para promover autonomia, reduzir o medo e desenvolver habilidades urbanas.

“O projeto é uma ferramenta concreta de inclusão. Quando uma pessoa com deficiência intelectual ou TEA consegue, por meio da tecnologia, vivenciar o cotidiano de forma segura e gradativa, ela ganha confiança para enfrentar desafios reais, inclusive o de se deslocar para o trabalho. Isso significa mais independência, mais acesso e mais dignidade”, explica Flávio Gonzálezcoordenador de Inclusão Social do Instituto Jô Clemente.

Durante o evento, o IJC também promoverá a palestra “Inclusão de pessoas neurodiversas por meio do emprego apoiado: experiências, desafios e caminhos”, compartilhando práticas baseadas em evidências e resultados obtidos em mais de seis décadas de atuação na promoção da autonomia e da inserção profissional.

Empregabilidade com propósito: o varejo e os parceiros do Arena Empregar

Sincovaga-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo) participa novamente da Reatech com o programa Coexistir, que ocupa um estande ampliado de 100 m² na Arena Empregar. O espaço contará com painel de LED, sala de palestras, área de convivência e atendimento acessível ao público, abrigando também os parceiros Varejo Contrata, Nurap, Sesc, Assaí, Carrefour e Mackenzie, entre outros.

Serão realizadas rodas de conversa com especialistas e empresas sobre inclusão produtiva, recrutamento diverso e práticas inovadoras de gestão de pessoas. Entre os temas estão:

  • “Portas Abertas: dicas práticas para currículo e entrevista” (Grupo Carrefour Brasil);
  • “MudaMente – um jogo e muitos aprendizados” (Thays Toyofuku e JP Polo);
  • “Conversando sobre Autismo e Inclusão” (Instituto Interagir);
  • “Acessibilidade além do que podemos ver” (Mackenzie);
  • “Critérios de Caracterização da Pessoa com Deficiência” (José Carlos do Carmo – Kal);
  • “Primeiros Sinais para Inclusão” (Nurap);
  • “Construindo ambientes de trabalho inclusivos” (SESC SP).

“A Reatech é sempre um espaço de oportunidades, aprendizado e transformação. As rodas de conversa do Coexistir reforçam a importância do conhecimento e da escuta ativa para promovermos ambientes realmente acessíveis”, ressalta Maria de Fátima e Silva, coordenadora do programa.

Um ecossistema de inclusão e transformação social

Com curadoria voltada à empregabilidade, acessibilidade e inovação, o Arena Empregar reforça o compromisso da Reatech em promover conexões entre empresas e profissionais diversos, integrando iniciativas públicas, privadas e do terceiro setor. Entre os parceiros confirmados estão organizações de RH, startups de tecnologia assistiva e entidades dedicadas à capacitação de pessoas com deficiência e grupos minorizados.

Para Maurício Macedo, o evento representa um marco no diálogo entre inclusão e mercado de trabalho: “A Reatech e o Arena Empregar simbolizam a nova era da empregabilidade inclusiva. É o momento de o setor produtivo compreender que diversidade não é apenas um valor social, mas também uma vantagem competitiva e uma responsabilidade coletiva.”

Ficha técnica do evento
Evento: 20ª Reatech – Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação + 2ª Expo Brasil Paralímpico
Data: 6 a 8 de novembro de 2025
Horário: 10h às 19h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – São Paulo, SP
Credenciamento Gratuito: www.reatechbrasil.com.br | www.expobrasilparalimpico.com.br

Sobre a Fiera Milano Brasil

A Fiera Milano Brasil é a subsidiária brasileira da Fiera Milano, um dos maiores grupos internacionais na organização de feiras e congressos, com sede na Itália e presença global, responsável por reunir anualmente cerca de 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes em seus eventos. Com expertise internacional e profundo conhecimento do mercado local, a Fiera Milano Brasil oferece plataformas estratégicas para geração de negócios, networking qualificado e lançamento de tendências, conectando marcas, profissionais e soluções em ambientes inovadores e altamente profissionais. Realiza ao total, nove feiras que abrangem diversos setores da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde ocupacional, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outros. Entre as principais marcas do portfólio estão a Exposec, Fisp, Fire Show, Congresso Ecoenergy, Fruit Attraction São Paulo — em parceria com a IFEMA Madrid —, Reatech, Tubotech, wire Brasil e Esquadria Show — esta última realizada em parceria com a NürnbergMesse Brasil.
Mais informações: www.fieramilanobrasil.com.br

Sobre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Fundado em 1995, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é a entidade que rege o desporto adaptado no Brasil. Representa e lidera o Movimento Paralímpico no país e busca a promoção e o desenvolvimento do esporte desde a iniciação até o alto rendimento para pessoas com deficiência. O CPB é o responsável pela participação do país em competições continentais, mundiais e em Jogos Paralímpicos, além de promover o desenvolvimento dos diversos esportes adaptados no Brasil, em articulação com as respectivas organizações nacionais.

Mais informações: www.cpb.org.br

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore