A delegação brasileira conquistou os primeiros pódios na competição no tênis de mesa, com quatro ouros, duas pratas e quatro bronzes
O Brasil ganhou as primeiras medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Santiago 2025 no sábado, 1º, todas no tênis de mesa. Quatro brasileiros subiram ao lugar mais alto do pódio, dois conquistaram a medalha de prata, e quatro ficaram com o bronze.
Seis brasileiros chegaram às finais no tênis de mesa, sendo uma delas totalmente verde-amarela: o catarinense Maycon Oliveira derrotou o também catarinense Arthur Costa por 3 sets a 2, com parciais de 10/12, 11/3, 11/6, 8/11 e 11/3.
Duas brasileiras conquistaram o ouro: na classe 7 (andantes), a goiana Lethícia Lacerda, que venceu a venezuelana Maria Victoria Azuaje por 3 sets a 0 (11/4, 11/3 e 11/2); e na classe 8 (andantes), a carioca Sophia Kelmer, que fez 3 sets a 2 na chilena Joseline Yevenes, com parciais de 7/11, 11/9, 11/5, 11/13 e 11/6.
“Fico muito feliz de poder jogar com a camisa verde-amarela. Posso jogar 500 vezes, é sempre uma emoção. Jogar contra a Joseline, que é uma atleta da casa, teve a torcida vibrando a cada ponto, eu particularmente gosto. Isso me motiva. E ela é experiente, já joga o circuito adulto. […] Então, fui muito bem, mantive a cabeça no lugar em um jogo de altos e baixos. E, no final, o importante foi o mental. Saber que eu represento o Brasil dá um gás”, disse Sophia.
O paulista Jean Carlos de Souza Mashki, da classe 8, foi o último brasileiro a jogar. Diante do costarriquenho Steven Roman Chinchilla, ele também venceu por 3 sets a 2, com parciais de 7/11, 11/4, 11/8, 7/11 e 11/8.
Já o mineiro Lucas Fonseca conquistou a medalha de prata, sendo derrotado pelo argentino Ethan Skiarsk por 3 sets a 0, com parciais de 11/8, 11/7 e 11/4.
A competição, para atletas de 14 a 23 anos, vai de 31 de outubro até 9 de novembro e está sendo disputada em duas regiões do Chile: na metropolitana de Santiago e em O’Higgins, ao sul da capital.
Brasil invicto no tênis em cadeira de rodas
Foram três participações brasileiras no tênis em cadeira de rodas no dia, com três vitórias. A mineira Vitória Miranda venceu a peruana Kate Valentina Valenzuela Rivera por 2 sets a 0, com um duplo 6/0.
Na chave de simples, o mineiro Lucas Daniel Dutra superou o peruano Angel Jesus Gonzales Aguilar por 2 sets a 0 (6/2 e 6/0). Mais tarde, ele voltou à quadra ao lado de Luiz Calixto, também de Minas Gerais, nas duplas, e venceu os argentinos Ian Davidson e Joaquin Nicolas Lezama por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/0.
Vitórias no goalball
Pela segunda rodada do torneio de goalball, a Seleção feminina venceu o Canadá por 5 a 3 e manteve os 100% de aproveitamento na competição – já havia vencido a Argentina.
A Seleção masculina também encarou os canadenses – e também venceu: 8 a 3. Este foi o primeiro triunfo da equipe, que empatou com os argentinos na estreia.
Derrota no basquete
O Brasil também entrou em quadra contra o Canadá no basquete em cadeira de rodas 5×5. Estreando na competição, os brasileiros foram derrotados por 76 a 34.
No domingo, os brasileiros voltam a entrar em quadra, desta vez contra a Argentina, que também foi derrotada na estreia – 65 a 62 para a Colômbia.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro




