Especialistas da instituição e autores da Editora Senac São Paulo promovem palestras e sessões de autógrafos sobre inclusão, diversidade e acessibilidade na feira que é considerada referência do setor na América Latina
O Senac São Paulo participa da Reatech 2025, Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação, com uma programação que reúne palestras de especialistas da instituição e outras ações voltadas à promoção de uma sociedade mais inclusiva. Entre os dias 6 e 8 de novembro, o público poderá conferir discussões sobre temas atuais e boas práticas que reforçam o compromisso do Senac com a educação para todos.
As palestras, que irão integrar a programação do congresso da feira, destacam experiências e reflexões sobre a inclusão no contexto educacional e profissional. No dia 6 de novembro, das 13h às 13h50, será apresentado o tema “Os desafios e possibilidades da Educação Inclusiva na Educação Profissional”. Já em 7 de novembro, das 17h às 17h50, o público poderá acompanhar a palestra “Inclusão e Diversidade: práticas educacionais e de empregabilidade de pessoas com deficiência”.
Além das atividades do congresso, o Senac São Paulo também promove uma série de palestras no próprio estande, ampliando as conversas sobre inclusão e diversidade. No dia 7, das 11h às 11h40, a programação inclui o assunto “Desconstruindo o Capacitismo: além da eterna criança”, e das 15h às 15h40, “Inovação no contexto da Inclusão e Diversidade”. No dia 8, das 12h20 às 13h, será abordado o tema “Maternidade da pessoa com deficiência: experiências da adoção”, e das 17h40 às 18h20, a conversa “Arte Drag e a influência na vida da pessoa com deficiência”. Outros assuntos também estão previstos para serem abordados no estande da instituição.
Editora Senac São Paulo
A Editora Senac São Paulo também é presença confirmada na Reatech 2025. Durante a feira, autores realizarão palestras seguidas de sessões de autógrafos, abordando os temas de suas publicações.
Na quinta-feira, dia 6, ocorrem os painéis baseados nos livros “Fui capacitista, e agora?: desconstruindo o capacitismo na prática”, das autoras Allyne Cristina dos Santos, Bianca Salles Conceição de Andrade e Tamiris Aparecida Fachinetti, às 11h20; “Diversidade, equidade e inclusão nos serviços de hospitalidade”, de Cláudia Balthazar dos Santos, Fábio Ortolano e Thammy Alonso Guastella, às 15h20; e “Sentir, pensar, incluir: pessoas com deficiência”, de Andreza Matsumoto, Izete Malaquias, Mário Valle e Paulo Venâncio, às 16h40.
Já na sexta-feira, dia 7, serão apresentados os títulos “Pensar a inclusão através dos ambientes – menos universal e mais plural”, de Lu Belinato, às 11h20; e “Desenho universal: métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas”, de Silvana Cambiaghi, às 13h20. Para encerrar o dia, Luís Américo Tousi Botelho, gerente da Editora, faz uma palestra com o tema “Práticas de acessibilidade e inclusão editorial”, às 15h20.
A programação da Editora se encerra no sábado, dia 8, com um novo debate sobre a obra “Sentir, pensar, incluir: pessoas com deficiência”, às 13h20; além da discussão sobre o livro “Diversidade em sala de aula: por uma educação antirracista”, de Ilane Abreu de Vasconcelos e Karla Patrícia Oliveira-Esquerre, às 15h20.
Serviço
Senac São Paulo na Reatech 2025
Data: 6 a 8 de novembro de 2025
Local: São Paulo Expo (Rod. dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo/SP)
Mais informações no site oficial do evento.





