Inteligência artificial como ferramenta de inclusão

Inteligência artificial como ferramenta de inclusão

“A gente precisa treinar a inteligência artificial para entender que a deficiência não é um problema, ela é uma característica humana. E que pessoas com deficiência, por serem diversas, resolvem problemas de maneiras diversas.”

A afirmação é do influenciador e ativista Deives Picáz, conselheiro do Pacto Global da ONU no Brasil, que participou da edição de Curitiba (PR) do Devs de Impacto — série nacional de hackathons organizados pelo iMasters em parceria com a ApplyBrasil, com apoio da OpenAI e da NewHack. Nesta edição, o tema central foi clima, mas a inclusão também esteve presente entre as discussões.

Deives destacou que o avanço da IA depende de uma abordagem diversa e representativa desde a sua base de desenvolvimento. Para ele, é essencial que a tecnologia incorpore diferentes perspectivas e experiências humanas para evitar vieses e ampliar o impacto social positivo.

Entre os mentores desta edição estava Débora Mathias, designer e mãe de uma criança autista. Ela participou recentemente do Autismo Tech 2025, outro hackathon, mas naquela ocasião como competidora. Para Débora, essa vivência reforça o potencial da inteligência artificial como ferramenta de inclusão.

“Transitar entre os papéis de mentora e participante é uma experiência completa que envolve encontrar o problema, ser criativo e incorporar a inovação”, afirma. “Tornar os aplicativos e sites acessíveis a todo mundo é super importante para que a gente possa promover a inclusão como um todo”, conclui.

A presença de diferentes olhares no Devs de Impacto evidencia o papel da IA como aliada da diversidade – tanto na criação de soluções quanto na formação de comunidades mais acessíveis e colaborativas. A próxima edição do evento acontece em João Pessoa (PB) no fim de semana de 8 e 9 de novembro.

Equipe vencedora

A solução batizada de Clima Seguro foi a proposta vencedora da etapa de Curitiba (PR), encerrada neste domingo (2). O sistema utiliza modelagem matemática para estimar o risco de desastres climáticos em diferentes regiões do país. A ideia foi desenvolvida pelos estudantes Davi Jesus (19), Thiago Volcati (XX) e David Nascimento (20), do Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli), em São Paulo.

O desafio reuniu 59 desenvolvedores com a missão de criar soluções de IA voltadas a problemas sociais, tendo o clima como tema central desta edição.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore