Concerto do Bem – Cores e Performance: evento celebra a força da inclusão e diversidade

Concerto do Bem - Cores e Performance: evento celebra a força da inclusão e diversidade

Espetáculo utiliza a música como agente de transformação social e o palco como espaço de encontro e convivências para contar a história da cidade de São Paulo

No próximo dia 27 de novembro, a partir das 19h30, o Teatro Sérgio Cardoso será palco de um dos espetáculos mais inspiradores do calendário cultural paulistano: o Concerto do Bem – Cores e Performance, iniciativa do Instituto Olga Kos (IOK) que une música, diversidade e inclusão em uma apresentação gratuita e aberta ao público.

Reunindo 100 participantes com e sem deficiência, de diferentes idades e origens, o Concerto do Bem é resultado de meses de ensaios e convivência artística. A proposta é mostrar que a arte pode ser um espaço de transformação, em que cada corpo, voz e história encontra lugar para se expressar e dialogar.

“Nosso objetivo é mostrar que a música pode e deve ser um canal de transformação social. Ao abrir espaço para pessoas com deficiência e comunidades em situação de vulnerabilidade, reafirmamos o compromisso de promover uma sociedade mais inclusiva e plural”, afirma Wolf Kos, presidente do Instituto Olga Kos.

O espetáculo integra, a partir de 2026, o Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo, por meio da Lei 18.217, sancionada pelo prefeito Ricardo Nunes. A inclusão da iniciativa no calendário reforça a importância do projeto como símbolo da diversidade e da valorização das diferenças, em sintonia com as comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro).

Um espetáculo, muitas histórias

Sob a direção geral de Wanderley Pira, o Concerto do Bem combina orquestra, coral, capoeira e dança em uma narrativa que representa a pluralidade da capital paulista. O repertório mescla diferentes estilos e referências culturais, de Adoniran Barbosa à música judaica, celebrando as diversas influências que compõem a identidade da cidade.

“Meu papel é conectar as potências de cada grupo: orquestra, coral, dança, e fazer com que todos se sintam parte da construção. A inclusão, neste projeto, é vivida na prática. Todos estão juntos contando a história da cidade de São Paulo e das pessoas que a constroem”, destaca Wanderlei.

Além da beleza estética, o espetáculo tem como pilar a acessibilidade, garantindo que tanto o público quanto os artistas tenham plena participação. “A arte cria pontes, amplia o olhar e transforma comportamentos. Ela tem o poder de fazer com que diferentes corpos e histórias convivam e se respeitem”, afirma Gabriel Souza Domingues (Dom Gabriel), coordenador de dança.

Histórias como a de Tiago, participante há quase dez anos dos projetos do Instituto, e de Isabel, jovem que ganhou autonomia e autoestima por meio da arte, simbolizam o impacto do projeto. “Quando ela dança, é como se dissesse: ‘Duvidaram de mim? Agora vejam do que sou capaz’”, conta, emocionada, Aparecida de Lourdes, mãe da jovem Isabel.

Portanto, mais do que um simples espetáculo, a noite do dia 27 de novembro promete apresentar aos paulistanos, mesmo que por um período curto, uma realidade em que empatia, convivência e diversidade sejam como instrumentos que, juntos e de maneira completamente harmônica, fazem um espetáculo afinado e festivo. “Queremos que cada pessoa na plateia sinta leveza, esperança e perceba na arte um caminho possível para uma convivência mais humana e inclusiva”, conclui Wolf Kos.

Concerto do Bem – Cores e Performance
Data: 27 de novembro de 2025
Horário: a partir das 19h30

Local: Teatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP
Entrada gratuita

Sobre o Instituto Olga Kos

Fundado há 18 anos, o Instituto Olga Kos (IOK) é uma organização sem fins lucrativos, qualificada como Oscip pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Desenvolve projetos artísticos, esportivos e científicos voltados a pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social, promovendo inclusão, diversidade e acesso à cultura.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore