Irmãos são promessa no paradesporto com a corrida de cadeira de rodas e provam que o esporte transforma limitações em liberdade

Irmãos são promessa no paradesporto com a corrida de cadeira de rodas e provam que o esporte transforma limitações em liberdade

Isaac e Kalleb têm nomes bíblicos e histórias que falam de fé, superação e força.

Os irmãos, moradores de Votorantim (SP), nasceram com mielomeningocele, uma condição congênita que afeta a medula espinhal e traz limitações motoras. Mas foi no atletismo, na corrida de cadeiras de rodas, que descobriram a verdadeira velocidade da vida.

Os dois treinam na ACD, em Sorocaba, uma associação de paradesporto que atualmente atende 67 crianças e jovens. Foi lá, sob a supervisão do técnico esportivo William Santos, que eles aprenderam a usar o esporte como uma ferramenta de inclusão e recomeço.

“O Isaac chegou aqui em 2021 e depois trouxe o irmão. Os dois são outros meninos, amadureceram e têm mais autonomia”, relata Willian.

Isaac Carvalho, o mais velho, tem 18 anos, trabalha e cursa direito, e ainda assim consegue conciliar treinos e trazer no currículo o orgulho de ser bicampeão brasileiro e estar entre os três melhores atletas da categoria T34 na prova dos 800 metros. “Eu descobri uma força que nem eu sabia que tinha, o esporte faz a gente se sentir parte de alguma coisa, eu me sinto realizado nas pistas”, reflete.

Já Kalleb, o caçula, tem apenas 8 anos, e foi vendo Isaac treinar que decidiu seguir o mesmo caminho. Ele chegou tímido, mas já começou a disputar campeonatos juvenis. 

“O Kalleb já mostra força de vontade e disciplina. A cada dia ele está mais insteressado e pensa em seguir o caminho do irmão nos campeonatos,” conta Willian.

Mais do que performance, o esporte representa autoestima, independência e qualidade de vida. Algo que só é possível graças a apoiadores como o Instituto Adimax, localizado em Salto de Pirapora (SP) e parceiro desse sonho chamado atletismo, por meio do Programa Semear. “É gratificante ver como o esporte muda vidas. A gente percebe isso quando as pessoas começam a acreditar nelas mesmas” reflete Edmilson Bueno, responsável pelo programa.

Agora é juntar força nos braços porque o fim de ano promete, pois terão pela frente o Campeonato Paulista onde ambos participarão, e o Campeonato Brasileiro, onde Isaac vai tentar mais um título.

Isaac e Kalleb são exemplos de que a resiliência está em cruzar diariamente a linha de chegada da superação.

Sobre o Instituto Adimax

Localizada em Salto de Pirapora, interior de São Paulo, a sede conta com uma estrutura completa. São 15 mil metros quadrados, com maternidade, canil, clínica veterinária, centro cirúrgico, área de soltura, lazer e treinamento, prédio administrativo e hotel para receber futuros usuários de cães-guias, e uma equipe multidisciplinar, distribuída nas áreas de saúde e bem-estar, equipe técnica, administrativo, relações institucionais, assistência socia, responsabilidade social e operacionais, totalizando 53 colaboradores.

 O propósito do Instituto é apoiar a inclusão de pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade e o bem-estar animal.

Antes de chegarem ao seu destino, os cães são acolhidos por famílias voluntárias onde ficam pelo período de um ano. O papel dos socializadores é expor os animais às mais diversas situações do cotidiano, para promover seu desenvolvimento e acostumá-los à rotina. Além, é claro, de dar a eles tempo e amor. Depois desse período, os cães voltam para o instituto e ficam entre 4 e 6 meses em treinamento. Após formados, poderão ser doados para dar início a missão: transformar a vida de pessoas com deficiência visual.

Além do Programa Cão Guia o Instituto conta com outros 11 programas sociais que tem como finalidade a inclusão social e cuidado de pessoas em vulnerabilidade.

A entrega do cão guia é feita de forma totalmente gratuita aos candidatos que preencham os requisitos do Programa. A inscrição é feita diretamente no site: www.institutoadimax.org.br na aba cão guia.  

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore