Juntos pela primeira vez, o trio de especialistas promoveu reflexões sobre propósito, vulnerabilidade e finitude em evento promovido pelo Instituto Jô Clemente (IJC)
Uma noite marcada por emoção, reflexões profundas e aprendizados poderosos tomou conta do Teatro B32 nesta terça-feira (25), durante o evento beneficente “O Jogo da Virada: O Poder de Continuar”. Pela primeira vez juntos no mesmo palco estavam o filósofo e professor Mário Sérgio Cortella, o treinador Bernardinho e a médica geriatra Dra. Ana Claudia Quintana Arantes. O encontro teve toda a renda da venda dos ingressos revertida ao Instituto Jô Clemente (IJC), Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras.
A noite teve início com um coquetel de boas-vindas e um momento para networking onde apoiadores, patrocinadores e público geral confraternizaram. Em seguida, o Presidente Voluntário do Conselho de Administração do IJC, Michel Brull deu as boas-vindas e discursou sobre a trajetória, a história e o trabalho do Instituto Jô Clemente (IJC). Para apresentar o painel, Michel chamou a jornalista Gloria Vanique que mediou a conversa na qual os três especialistas compartilharam perspectivas complementares vindas da filosofia, do esporte de alta performance e dos cuidados paliativos – acerca de temas como o valor dos recomeços, a aceitação da vulnerabilidade como força, a importância dos ciclos da vida, a preparação mental diante de cenários adversos e o papel da liderança em momentos de crise.
Com a pergunta “Se você não existisse, que falta faria?”, que estampa a capa de seu livro “Viver em paz para morrer em paz”, Cortella provocou uma reflexão sobre o sentido da vida. Ao citar a fala “A vida é muito curta para ser pequena” do político britânico Benjamin Disraeli, o professor reforçou a necessidade de ampliar horizontes e assumir escolhas com consciência. Cortella destacou ainda a persistência – que é diferente da teimosia – como uma força interior, lembrando a frase de Albert Schweitzer. Na perspectiva do teólogo alemão, a tragédia não é a morte física, e sim o que morre dentro do homem quando ele ainda está vivo.
Resiliência, superação, preparação, cobrança e cuidado pautaram as falas de Bernardinho, que trouxe a perspectiva e os aprendizados gerados pelo esporte. O técnico ressaltou que conquistas só são possíveis com dedicação contínua. “Cada dia que você deixa de treinar, é um dia a menos para se aproximar da realização do seu sonho”, acredita. Para ele, a excelência está no cotidiano, na constância e na frequência. “A preparação é a base para tudo. É no dia a dia que construímos consciência, consistência e capacidade de enfrentar os desafios que a vida vai trazer naturalmente”, afirma ele.
Já a Dra. Ana Claudia Quintana Arantes surpreendeu a plateia ao desconstruir a ideia de que o legado se limita à produção material. Segundo ela, o legado é antes de tudo a forma como se vive. “A gente pensa que legado é o que faz quando está ‘útil’, quando está produzindo. O que é legado, afinal? É o modo de viver que transmitimos aos outros, e isso inclui as pessoas que constroem conosco, como todos que fazem parte deste Instituto”, disse fazendo referência ao Instituto Jô Clemente (IJC), que completará 65 anos em 2026.
Evento com impacto social
“Eventos como este são essenciais para garantirmos a continuidade de nossos projetos e ampliarmos o nosso impacto social, especialmente diante do cenário desafiador de captação de recursos no terceiro setor. Contar com patrocinadores, apoiadores e com todas as pessoas que adquiriram o ingresso foi fundamental para alcançarmos o resultado desta grande noite beneficente”, explica Priscilla de Arruda Camargo, Gerente de Marketing, Comunicação e Captação de Recursos do IJC.
Os painelistas e a mediadora abdicaram integralmente de seus cachês em prol do Instituto, e o evento contou com o apoio fundamental de diversas empresas e parceiros, como: Teatro B32 (Patrocínio Safira); Adega Alentejana e Alliance (Patrocínio Bronze); Fantastic Brindes, Padaria Viana, Hospital Samaritano, RZK Digital, Feel Good, Verde Leasing – locação de móveis, Minalba (Apoiadores); além do apoio de mídia de RZK Digital e GMG (Gazeta Media Group Brasil) e Miro Arte. A plataforma oficial de vendas foi a Sympla.
Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)
O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que, há 64 anos, promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras.
O IJC apoia a Defesa de Direitos das pessoas com deficiência; dissemina conhecimento por meio de pesquisas científicas e inovação; fomenta a Educação Inclusiva e a Inclusão Profissional, além de oferecer assessoria jurídica às famílias das pessoas que atende.
Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o laboratório do IJC é o maior do Brasil em número de exames realizados.
O Instituto Jô Clemente (IJC) também é um centro de referência no tratamento de doenças detectadas no Teste do Pezinho, como a Fenilcetonúria, Deficiência de Biotinidase e o Hipotireoidismo Congênito.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 5080-7000 ou visite o site do IJC (ijc.org.br), o primeiro do Brasil 100% acessível e com Linguagem Simples. Aproveite para seguir o IJC nas redes sociais.






