MAM Educativo oferece ações inclusivas para educadores, artistas e pesquisadores em dezembro

MAM Educativo oferece ações inclusivas para educadores, artistas e pesquisadores em dezembro

Programação integra a Virada Inclusiva e o programa Contatos com a Arte, com atividades acessíveis em Libras e voltadas à troca e à acessibilidade, além de lançamento de livro inédito

Em dezembro, o MAM Educativo, do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), convida o público para uma série de atividades gratuitas, voltadas para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes, artistas e qualquer pessoa com interesse nas temáticas apresentadas. A programação integra a Virada Inclusiva e o programa Contatos com a Arte, com atividades acessíveis em Libras e voltadas à troca e à acessibilidade.
 

A agenda da Virada Inclusiva tem início com Poesia em Libras (03/12)e com aVisita mediada em português e Libras à exposição de José Antônio da Silva(05/12), ambas no MAC USP, instituição parceira do MAM. Durante o período de reforma da marquise do Parque Ibirapuera, onde está sediado, o MAM vem realizando uma série de ações em parceria com instituições como o MAC USP, e a programação educativa de dezembro acontece neste contexto.
 

Ainda neste mês, acontece o lançamento do livro Dez perguntas do MAM Educativo para a mediação cultural(04/12), na Livraria Martins Fontes, e a realização da III Jornada Experiências Poéticas – Cotidianos e Memórias(06/12), na Biblioteca Mário de Andrade, reunindo pessoas educadoras para o compartilhamento de práticas e pesquisas em arte e educação idealizada pelo MAM Educativo junto a Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
 

Confira abaixo a programação completa:
 

03/12 (quarta-feira), às 15h

Poesia em Libras, com Fábio de Sá

Programa de Visitação + Virada Inclusiva

Local: MAC USP

O Visual Vernacular (VV) é um recurso estético próprio da língua de sinais. Ele está presente no dia a dia da língua e da comunidade surda, em sua literatura, poesia, assim como na música e no teatro. Através dele, uma imagem é narrada para além dos signos das palavras.

Fábio de Sá é formado em Letras/Libras, fez curso de teatro em acessibilidade. É professor, ator, artista, consultor de peça de teatro em libras e revisor de Libras. Atuou como professor de Libras na PUC-SP, CES Rio Branco e Senac. Ministrou workshops de Visual Vernacular em países como Chile, Colômbia, Costa Rica e Brasil. Apresentou poesias utilizando o Visual Vernacular e Poesia em Libras na França, Chile, Colômbia, Japão e Brasil. Participou do Festival Clin d’Oeil na França e do Septimo Festival Internacional Arte Sordo Visual Vernacular em 2019.

Acessível em Libras. Atividade presencial e gratuita, aberta ao público, inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Ponto de encontro com MAM Educativo na recepção do MAC USP. Para audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.

04/12 (quinta-feira), das 18h às 21h
Lançamento do livro Dez perguntas do MAM Educativo para a mediação cultural 
Contatos com a Arte

Local: Livraria Martins Fontes

Fazer junto é uma escolha e um princípio. O Museu de Arte Moderna de São Paulo convida para o lançamento do livro Dez perguntas do MAM Educativo para a mediação cultural, resultado de um processo contínuo de pesquisa e reflexão realizado pela equipe do MAM Educativo. Esta será a quarta publicação da equipe educativa, com textos autorais das pessoas educadoras que compõem a equipe ou que fizeram parte dela em algum momento de sua trajetória.
 

A obra é fruto de pesquisas e do levantamento de experiências em mediação cultural, fomentadas a partir das vivências na exposição Elementar: Fazer junto, realizada em 2023 com curadoria de Cauê Alves, Mirela Estelles e Valquíria Prates. Nesta, a lista de obras foi composta por trabalhos dos acervos do MAM São Paulo, tanto de obras de arte, quanto de experiências poéticas criadas pelo MAM Educativo, ambas lado a lado na exposição.
 

Organizada em torno de dez perguntas disparadoras, a publicação propõe pensar a arte-educação como campo de investigação, diálogo e transformação, a partir das práticas pedagógicas e das trocas entre as pessoas que integram o coletivo. O lançamento marca um momento de compartilhamento de saberes e de fortalecimento da mediação como espaço de pesquisa viva.
 

Atividade presencial e gratuita, para todos os públicos. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

05/12 (sexta-feira), às 15h

Visita mediada na exposição do artista José Antônio da Silva, com intérprete em libras

Programa de Visitação + Virada Inclusiva

Local: MAC USP

O MAM Educativo convida o público de todas as idades para participar de uma visita educativa em português e libras na exposição do artista José Antônio da Silva no MAC USP. Nas visitas mediadas, diferentes leituras de mundo são desencadeadas e permitem a construção de sentido sobre questões que uma obra de arte pode trazer. Os diálogos que acontecem entre visitantes e o educativo instigam um olhar sensível e crítico sobre contextos diversos.

Acessível em Libras. Atividade presencial e gratuita, aberta ao público, inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Ponto de encontro com MAM Educativo na recepção do MAC USP. Para audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.

06/12 (sábado) das 09h às 13h00

III Jornada Experiências Poéticas – Cotidianos e Memórias

Contatos com a arte (emenda)

Local: Auditório da Biblioteca Mário de Andrade

Chegamos à terceira Jornada Experiências Poéticas. Neste encontro, serão compartilhadas as pesquisas e experimentações das professoras da Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, que confluem com suas participações nos encontros formativos realizados dentro do programa Contatos com a Arte. O objetivo é refletir como esses estudos e experimentações podem reverberar nos contextos e cotidianos das práticas dessas educadoras, bem como contribuir em seus planejamentos, na escuta e atenção à diversidade, sensibilidades e poéticas das infâncias, buscando um processo de ensino-aprendizagem ético, engajado, significativo e que valorize a memória.

Acessível em Libras. Atividade presencial e gratuita.

Serviço:

Dezembro com o MAM Educativo

Período: 3 a 6 de dezembro de 2025

Confira a agenda na íntegra também em Link 

Mais informações:
MAM São Paulo

instagram.com/mamsaopaulo/ 

facebook.com/mamsaopaulo/

youtube.com/@mamsaopaulo/

twitter.com/mamsaopaulo

CRÉDITO/IMAGEM: ​Foto: Luan Santos

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore