Evento promoveu a prática do esporte adaptado em diversas modalidades valorizando a acessibilidade, inclusão e autonomia
A ADD, Associação Desportiva para Deficientes, realizou no dia 8 de novembro, o V Jogos Paradesportivos da ADD 2025, no Clube CESPRO em São Caetano do Sul. Aproximadamente 140 crianças e jovens participaram de modalidades paradesportivas, dentre elas futebol, atletismo, tênis de mesa, basquete e bocha, além de gincanas, circuitos e atividades que proporcionaram a experiência do esporte paralímpico e desenvolvimento de sua autonomia.
“Chegar à quinta edição e ter um aumento na participação, com 140 crianças e jovens, demonstra a importância destes jogos. É um momento único de celebração da autonomia, inclusão e do potencial de cada um através do esporte adaptado, que é a nossa missão na ADD”, enfatiza Eliane Miada, Fundadora e Presidente do Conselho da ADD.
O V Jogos Paradesportivos da ADD é um evento interno que reúne crianças e jovens de 6 a 29 anos dos projetos Escola de Esportes Adaptados, Iniciação ao Esporte Adaptado Ano IV e Formando Campeões III. Em 2025, foram 140 crianças e jovens participando das atividades, um crescimento em comparação a 2024, que levou 120 crianças e jovens ao evento, impactando-os diretamente junto de suas famílias.
As atividades tiveram duração mínima de 2h30, divididas entre os períodos da manhã e tarde, proporcionando aos participantes uma experiência esportiva pautada na colaboração, valorizando o aprendizado individual, o desenvolvimento da autonomia e o fortalecimento do trabalho em equipe. Todos os participantes receberam uma medalha ao final das atividades.
“Acredito que os Jogos Paradesportivos da ADD traz aos alunos a experiência de como é uma competição mesmo sendo em formato de festival. No Basquete, conseguimos juntar as equipes de alto rendimento, o Formando Campeões e os alunos da Iniciação ao Esporte Adaptado, sendo uma “aula” diferente das comuns que fazemos”, comenta Marco Antônio, professor da modalidade de basquete em cadeira de rodas do Projeto de Iniciação ao Esporte Adaptado.
O Clube CESPRO de São Caetano do Sul sediou as atividades de futebol, atletismo, tênis de mesa e bocha. Apenas a modalidade de basquete será realizada no Clube Esperia, em São Paulo.
“Os Jogos Paradesportivos da ADD foi organizado com carinho para que todos se sentissem parte de algo importante, vivendo experiências que reforçam que eles podem realizar o que desejarem. Ver a energia e o brilho das crianças competindo fez desses jogos um exemplo de inclusão e respeito, mostrando o quanto iniciativas assim fazem diferença”, enfatiza Gabriela Passos Pedroso, mãe da aluna Giovanna.
Sobre a ADD
A Associação Desportiva para Deficientes (ADD), fundada em 1996 por Steven Dubner e Eliane Miada, promove a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência por meio do esporte, desde a iniciação até o alto rendimento. Entre suas principais modalidades estão o atletismo, basquete em cadeira de rodas (com a equipe multicampeã ADD Magic Hands), bocha paralímpica e vôlei sentado. Com quase três décadas de atuação, a ADD já atendeu mais de 14 mil pessoas, conta com cerca de 300 voluntários por ano, realizou mais de 5 mil palestras e impactou cerca de 2 milhões de pessoas com seus programas.
CRÉDITO/IMAGEM: Marcello Costa/ADD – Jogos Paradesportivos da ADD 2025







