Casa da Inclusão e da Longevidade é inaugurada para promover mais autonomia para pessoas com deficiência

Casa da Inclusão e da Longevidade é inaugurada para promover mais autonomia para pessoas com deficiência

O novo espaço simula uma casa e incentiva o desenvolvimento de habilidades do dia a dia, fortalecendo a independência dos participantes

Aprender a cozinhar, arrumar o quarto e cuidar da própria higiene podem parecer tarefas simples, mas para pessoas com deficiência essas atividades representam conquistas de autonomia.

Pensando nisso, o Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional em inclusão e saúde, com apoio da Fundação Beneficente Elijass Gliksmanis, reforça o compromisso com o desenvolvimento da autonomia e da independência das pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) ao oferecer a experiência de trabalhar as atividades da vida diária na Casa da Inclusão e da Longevidade, que foi inaugurada em 2 de dezembro, em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Com cerca de 30m², o espaço foi planejado para reproduzir uma casa real, com cozinha, quarto, sala, banheiro e área de serviço. No local, os atendidos poderão praticar atividades da vida diária, como preparar refeições, cuidar da higiene pessoal, se vestir e organizar a casa, tarefas que contribuem para o desenvolvimento da independência e da autoestima. Essas atividades fazem parte da estratégia utilizada em Atividades de Vida Diária (AVDs), que simulam a rotina doméstica para desenvolver autonomia e independência.

A Casa também conta com recursos de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), como tablets, vocalizadores e pranchas com símbolos personalizados, que ajudam pessoas com limitações na fala a se expressarem e se comunicarem melhor.

“A Casa da Inclusão e da Longevidade representa um passo importante na nossa missão de garantir oportunidades reais de autonomia às pessoas com deficiência. Queremos que cada participante possa experimentar, aprender e realizar suas atividades com mais independência e confiança”, afirma Ricardo Valverde, Supervisor do Serviço de Longevidade do Instituto Jô Clemente (IJC).

A iniciativa faz parte do Programa Longevidade do IJC, que busca promover autonomia, autoestima e qualidade de vida para todas as pessoas em fase de envelhecimento, jovens e adultos, fortalecendo a inclusão na sociedade.

Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que, há 64 anos, promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras.

O IJC apoia a Defesa de Direitos das pessoas com deficiência; dissemina conhecimento por meio de pesquisas científicas e inovação; fomenta a Educação Inclusiva e a Inclusão Profissional, além de oferecer assessoria jurídica às famílias das pessoas que atende.

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o laboratório do IJC é o maior do Brasil em número de exames realizados.

O Instituto Jô Clemente (IJC) também é um centro de referência no tratamento de doenças detectadas no Teste do Pezinho, como a Fenilcetonúria, Deficiência de Biotinidase e o Hipotireoidismo Congênito.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 5080-7000 ou visite o site do IJC (ijc.org.br), o primeiro do Brasil 100% acessível e com Linguagem Simples. Aproveite para seguir o IJC nas redes sociais.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore