Em um país onde poucos sites são considerados acessíveis para pessoas com deficiência, a parceria entre o portal de notícias Diário PcD e a Perto Digital desponta como um marco de tecnologia e inclusão.
O site já implementou mais de 60 funcionalidades assistivas. “O objetivo da iniciativa é claro: garantir que a informação chegue a todos, sem barreiras, reforçando que a acessibilidade digital vai além da lei, sendo um princípio de cidadania”, afirmou João Santos, Head Comercial da Perto Digital, empresa brasileira referência em acessibilidade digital.
Tecnologia a Serviço da Autonomia
A solução da Perto Digital oferece um ecossistema completo para diversos públicos, incluindo pessoas com baixa visão, cegueira e distúrbios de habilidades motoras, permitindo personalização total da experiência de navegação.
“Nossa prioridade é a acessibilidade plena do conteúdo. Não aceitamos a solução ‘50%’, apenas a completa!”, afirmou Abrão Dib, editor do Diário PcD.
Entre os recursos incorporados ao portal, destacam-se:
Leitor de tela otimizado
Todos os elementos do site foram reorganizados seguindo padrões internacionais de acessibilidade (WCAG), permitindo melhor interpretação por softwares como NVDA, JAWS e VoiceOver.
Contraste e modos de visualização personalizáveis
Usuários podem ajustar brilho, cores, fontes e tamanhos de texto, facilitando o acesso para pessoas com baixa visão, daltonismo ou fadiga visual.
Navegação por teclado
Toda a estrutura do site foi adaptada para permitir uso completo sem mouse — um avanço essencial para pessoas com deficiência motora.
Comandos simplificados e linguagem facilitada
Menus mais intuitivos e atalhos garantem navegação fluida. Também introduzimos um modo de leitura simplificada, beneficiando pessoas com deficiência intelectual ou dificuldades de compreensão.
Mecanismos de acessibilidade auditiva
Vídeos passam a incluir legendas, audiodescrição quando relevante e compatibilidade ampliada com aplicativos de interpretação em Libras.



