USP lança primeiro curso de aperfeiçoamento em gestão de esporte paralímpico

USP lança primeiro curso de aperfeiçoamento em gestão de esporte paralímpico

Inscrições para a formação à distância que qualifica profissionais para atuação da iniciação ao alto rendimento e à gestão do esporte paralímpico abrem dia 15 de janeiro

A Universidade de São Paulo (USP) lança o curso de aperfeiçoamento “Esporte Paralímpico: Iniciação, Alto Rendimento e Gestão”, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado de São Paulo com a formação qualificada de profissionais e com o fortalecimento do esporte paralímpico em diferentes contextos.

O curso será ofertado pela Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP/USP), na modalidade aperfeiçoamento, com aulas à distância, e tem como público-alvo pessoas com graduação em andamento ou concluída em qualquer área do conhecimento, que tenham interesse ou atuação no esporte paralímpico em escolas, prefeituras, clubes, ONGs e projetos sociais.

As inscrições devem ser realizadas on-line, de 15 de janeiro a 31 de março de 2026, por meio do Sistema Apolo da USP. A taxa de inscrição custa R$ 210. Após o início do curso, os alunos matriculados pagarão quatro mensalidades de R$ 450, via boleto bancário. A seleção será feita por ordem de inscrição, desde que o candidato cumpra todos os requisitos exigidos.

Com início previsto para 6 de abril de 2026 e término em 30 de dezembro de 2026, o curso contará com carga horária distribuída em atividades on-line, além de duas visitas presenciais previstas. Ao todo, serão oferecidas 150 vagas, sendo 15 gratuitas, destinadas a candidatos que solicitarem isenção conforme os critérios estabelecidos.

Formação qualificada e visão integrada
O objetivo do curso é capacitar os participantes para compreender o sistema de classificação funcional, liderar e identificar iniciativas de gestão no esporte paralímpico, analisar as modalidades paralímpicas com base científica e aplicar ferramentas e estratégias para a resolução de problemas da prática profissional.

A grade curricular contempla conteúdos como formação esportiva paralímpica e treinamento para o rendimento no esporte paralímpico. A proposta pedagógica alia fundamentos teóricos e práticos, atualização científica e tecnológica, além do estudo de novas técnicas de treinamento e estratégias de formação esportiva até o alto rendimento.

A parceria entre a SEDPcD, o CPB e a Universidade de São Paulo, amplia as oportunidades de formação e contribui para o desenvolvimento de profissionais preparados para atuar de forma qualificada, inclusiva e inovadora no esporte paralímpico brasileiro.

Fonte: Departamento de Comunicação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore