Campanha reforça a importância do cuidado em saúde mental no CAT – Centro de Apoio Técnico em SP

Campanha reforça a importância do cuidado em saúde mental no CAT - Centro de Apoio Técnico em SP

No mês dedicado à conscientização sobre saúde mental, o CAT destaca o acolhimento humanizado de pessoas com deficiência

O primeiro mês do ano é marcado pela campanha Janeiro Branco e convida à reflexão sobre a saúde mental e o cuidado integral. O que é fundamental, especialmente, quando pensamos nos desafios enfretados pelas pessoas com deficiência. Nos Centros de Apoio Técnicos (CAT) implementados pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), por meio da Política Estadual de Prevenção e Combate à Violência contra Pessoa com Deficiência, que estão sob a gestão do Instituto Jô Clemente (IJC) desde 2018 (CAT de São Paulo) e 2021/2022 (CATs de Campinas, Ribeirão Preto, Santos e Guarulhos), esse assunto se traduz em ações concretas de acolhimento, escuta e apoio contínuo.

Somente em 2025, o CAT São Paulo atendeu 101 pessoas com deficiência psicossocial, que é a limitação persistente na participação social e funcional de uma pessoa, decorrente de um transtorno mental grave que afeta sua capacidade de interagir, trabalhar, cuidar de si e se concentrar, interagindo com barreiras sociais.

Muitas dessas pessoas chegam ao CAT em situação de rua, contexto que amplia as vulnerabilidades e exige estratégias de cuidado ainda mais humanizado. O espaço se consolida como um ponto de referência para quem busca não apenas atendimento técnico, mas também dignidade, escuta e vínculos de confiança.

“O CAT se constitui como um espaço onde as pessoas encontram condições básicas de permanência, mas, principalmente, um lugar onde podem ser ouvidas e reconhecidas em suas vivências”, destaca João Victor Salge, Supervisor do Centro de Apoio Técnico de São Paulo.

Um aspecto recorrente observado no CAT é o retorno frequente de pessoas com deficiência psicossocial ao serviço. Ainda que, em muitos casos, os conflitos apresentados sejam semelhantes, esse movimento revela a importância do CAT como espaço de acolhimento contínuo, fortalecimento de vínculos e legitimação das experiências vividas por esse público.

“Os Centros de Apoio Técnico (CAT) desempenham um papel essencial no atendimento às pessoas com deficiência e na efetivação de seus direitos. Oferecer um serviço especializado é fundamental para garantir um acolhimento adequado, com atenção às necessidades específicas desse público, especialmente quando busca uma delegacia para exercer seus direitos”, afirma o Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

O trabalho desenvolvido pelo CAT acontece em parceria com os serviços de rede, como os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e os Consultórios de Rua que fortalecem o cuidado interdisciplinar e realizam o acompanhamento integral.

Em 2025 de janeiro a dezembro, foram realizados 3.050 atendimentos depessoas com deficiência em todas as unidades do CAT, reafirmando o compromisso com a promoção da saúde mental, da inclusão e do cuidado humanizado.

Para mais informações de contato, sobre as unidades do CAT clique aqui.

Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que, há 64 anos, promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras.

O IJC apoia a Defesa de Direitos das pessoas com deficiência; dissemina conhecimento por meio de pesquisas científicas e inovação; fomenta a Educação Inclusiva e a Inclusão Profissional, além de oferecer assessoria jurídica às famílias das pessoas que atende.

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o laboratório do IJC é o maior do Brasil em número de exames realizados.

O Instituto Jô Clemente (IJC) também é um centro de referência no tratamento de doenças detectadas no Teste do Pezinho, como a Fenilcetonúria, Deficiência de Biotinidase e o Hipotireoidismo Congênito.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 5080-7000 ou visite o site do IJC (ijc.org.br), o primeiro do Brasil 100% acessível e com Linguagem Simples. Aproveite para seguir o IJC nas redes sociais.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore