A Escola Paralímpica de Esportes, projeto de iniciação esportiva do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para crianças e jovens de 7 a 17 anos, retoma as atividades na próxima segunda-feira, 2. As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente por meio deste link.
As aulas acontecem no Centro de Treinamento Paralímpico, na zona sul de São Paulo, e os alunos são atendidos em dois dias da semana, às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30. Os alunos recebem uniforme e lanche, além de poderem utilizar o transporte disponibilizado em locais estratégicos da capital paulista.
Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Para mais informações sobre o projeto, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br
“A atividade física gera diversos benefícios para o dia a dia de nossos alunos. Percebemos que existe uma mudança, em muitos casos, radical, com relação a dependência da família. Tivemos vários casos como o do Tiaguinho [Tiago Paixão], que chegou numa cadeira de rodas, empurrada pela mãe e, depois de um mês de atividades, a confiança dele aumentou tanto que dispensou a cadeira de rodas. Hoje, ele é atleta da petra, do atletismo na nossa Escolinha”, exemplifica Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB.
O intuito do projeto é promover a iniciação de crianças e jovens com deficiências física, visual e intelectual em 15 modalidades paralímpicas: atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado.
Todas as modalidades ofertadas pela Escola Paralímpica de Esportes integram o programa dos Jogos Paralímpicos, o que faz da iniciativa uma porta de entrada para a carreira esportiva. Além disso, o projeto contribui para a melhoria da qualidade de vida e cria oportunidades para que jovens talentos participem de campeonatos de base.
No último ano, 524 alunos frequentaram as aulas da Escolinha, como o projeto é carinhosamente conhecido. Destes, 46 representaram o Brasil no Parapan de Jovens realizado no Chile em 2025, competição que o país terminou em primeiro lugar, com 100 medalhas conquistadas.
Dentre seus ex-alunos estão também nomes de destaque do esporte paralímpico mundial, como os nadadores paulistas Alessandra Oliveira (classe SB4, comprometimento físico-motor), campeã mundial nos 100m peito, e Samuel Oliveira (classe s5, comprometimento físico-motor), medalhista de bronze dos Jogos de Paris 2024 no revezamento 4x50m livre.
Serviço
Escola Paralímpica de Esportes
Inscrições pela internet – link
Idade: 7 a 17 anos
Aulas: Segundas e quartas-feiras | Terças e quintas-feiras
Horários: 14h às 15h30 | 16h às 17h30
Local: CTPB – Rod. dos Imigrantes, km 11,5, São Paulo (SP)
Deficiências elegíveis: física, visual e intelectual
Patrocínio
A Caixa e as Loterias Caixa são as patrocinadoras oficiais da Escola Paralímpica de Esportes.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro
CRÉDITO/IMAGEM: Volta às aulas da Escola Paralímpica de Esportes em 2025 | Foto: Alessandra Cabral/CPB




