Calendário oficial do Detran-SP vai de julho a dezembro e distribui veículos por placa e por mês. Se o licenciamento não estiver disponível para pagamento, o condutor deverá verificar se há algum tipo de impedimento como multas ou débitos pendentes, ou ainda algum bloqueio (judicial, gravames ou outros).
Já é possível realizar o licenciamento 2026 em São Paulo. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) abre, no primeiro semestre, a oportunidade para veículos com qualquer final de placa terem sua situação regularizada de forma antecipada, previamente ao início do calendário oficial, que vai de julho a dezembro.
Ainda: Confira as informações sobre o vencimento do IPVA e como pagar o IPVA
Todas as informações estão disponíveis no portal do Detran-SP, no qual o licenciamento pode ser feito em minutos, verificar e pagar via Pix, na mesma hora, multas que estejam pendentes – e mesmo o licenciamento do ano anterior, caso esteja em atraso. As consultas e pagamentos podem ser feitas através do aplicativo dos bancos, informando o número do RENAVAM.
Para licenciar um veículo registrado em São Paulo, é preciso antes quitar eventuais multas de trânsito, além do IPVA. No licenciamento, o responsável pelo veículo deve informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e pagar a taxa correspondente que, neste ano, é de R$ 174,08.
Após o pagamento, o condutor pode baixar ou imprimir em papel comum o documento digital atualizado pelo portal do Detran-SP, do Poupatempo ou da Senatran, ou pelos aplicativos Detran-SP e Poupatempo Digital. O documento pode ser salvo no celular ou guardado em papel. Outro caminho rápido é pagar a taxa em um banco conveniado, via internet banking, aplicativo ou no caixa eletrônico.
Se o licenciamento não estiver disponível para pagamento, o condutor deverá verificar se há algum tipo de impedimento como multas ou débitos pendentes, ou ainda algum bloqueio (judicial, gravames ou outros).
Calendário de Vencimento Oficial (2026)
Final 1 e 2: até 31 de julho
Final 3 e 4: até 31 de agosto
Final 5 e 6: até 30 de setembro
Final 7 e 8: até 31 de outubro
Final 9: até 30 de novembro
Final 0: até 29 de dezembro
Leia mais em: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/licenciamento-sp-2026-calendario-taxas-regras/
Recolhimento do veículo
O licenciamento é obrigatório. Sua pendência pode levar ao recolhimento do veículo, que, uma vez fiscalizado, será retirado das ruas e levado a um pátio credenciado.
Em caso de recolhimento, a liberação pode ser feita de maneira imediata, através da Liberação Instantânea de Veículos (LIVE), novo serviço online disponível no site oficial do Detran-SP.
Fonte: Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo






