Ação é direcionada, principalmente, a pessoas com deficiência visual e auditivos
O Museu do Folclore de São José dos Campos/SP implantou no espaço de visitação um projeto de acessibilidade voltado ao atendimento de pessoas com deficiência. A ação faz parte de um conjunto de inovações previstas para os 25 anos do recinto, comemorados em 2022.
Agora, cada uma das sete salas de exposição conta com um tablet que reproduz um vídeo com audiodescrição, Libras e legendas, descrevendo o conteúdo de cada espaço. “Com esta inovação, o Museu do Folclore aprimora e amplia o atendimento aos seus visitantes, especialmente às pessoas com deficiência auditiva e visual”, explica a gestora do museu, Francine Maia.
O projeto recebeu recursos do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Proac (Programa de Ação Cultural), e foi implantado pela Arteinclusão Consultoria, empresa de São Paulo especializada em exposições e projetos de acessibilidade cultural em museus e instituições culturais.
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e está localizado no Parque da Cidade. A visitação é aberta de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 17h. O agendamento de visitas em grupo deve ser feito pelos telefones (12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354.