Começou a contagem regressiva para a Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade de 2022.
Em sua 17ª edição, o evento será entre os dias 1º e 4 de setembro no São Paulo Expo. A expectativa é reunir pelo menos 300 expositores e receber mais de 52 mil visitantes para apresentar novidades do mercado e promover a inclusão de pessoas com deficiência.
A feira é a principal do setor na América Latina e recebe agências de emprego especializadas em pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, além de segmentos como o de animais treinados, veículos adaptados, fabricantes de aparelhos auditivos, equipamentos especiais, materiais hospitalares, próteses e órteses, terapias alternativas, turismo e lazer, indústria farmacêutica, fabricantes de cadeiras de rodas, entre outras.
“O evento tem o papel de promover a inclusão e acessibilidade em todas as esferas da sociedade. A Reatech é uma vitrine do desenvolvimento deste setor marcado pela constante atualização e inovação, ou seja, é um momento para conhecer as novidades e tendências voltadas às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida”, afirma Maurício Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil, organizadora e promotora da Reatech 2022.
Em todo mundo, mais de 1 bilhão de pessoas precisam atualmente de tecnologia assistiva. Para se ter uma ideia da capacidade de inovação dentro deste mercado, são mais de 130 mil pedidos de patentes relacionadas a tecnologias assistivas convencionais e emergentes entre 1998 e 2020, conforme relatório da Organização Mundial da Propriedade Intelectual, da ONU (Organização das Nações Unidas).
Quem visitar a feira também pode aproveitar os conteúdos que serão ministrados durante os quatro dias de evento. Neste ano, estão previstos o Curso Pet – Terapia assistida com animais, o Workshop Equoterapia, o Reamed (Congresso de Medicina Física e Reabilitação), o TecFisio (Seminário de Tecnologias Avançadas em Fisioterapia) e o Reashow – Seminário dos Expositores. Mercado de trabalho.
A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é um dos principais focos da Reatech 2022. Isso porque, segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2010, ao menos 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de dificuldade para ver, ouvir, se locomover ou tem algum tipo de incapacidade mental. No entanto, apenas 50% das vagas destinadas a esses indivíduos estão ocupadas.
De olho neste cenário, um dos destaques da feira é o Congresso Reatech de Inclusão e Acessibilidade no Mercado de Trabalho. O tema será debatido por especialistas reconhecidos no Brasil e no exterior, como a procuradora e coordenadora nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho do MPT (Ministério Público do Trabalho) Adriana Reis de Araújo, e Larissa Lopes, head global de Diversidade e Inclusão do grupo BRF.