Projeto REMIX traz personalidades e especialistas para ampliar discussão sobre direitos autorais

Na última segunda-feira , 29, o InternetLab, centro independente de pesquisa interdisciplinar que trabalha na produção de conhecimento nas áreas de direito e tecnologia, em parceria com Intervozes, associação voltada à efetivação do direitos à comunicação, Núcleo de Pesquisa em Direitos Fundamentais, Relações Privadas e Políticas Públicas (NUREP/ UFRRJ) e Instituto Brasileiro de Direitos Autorais (IBDAutoral), lança o REMIX – Direito Autoral Pra Geral, projeto que traz especialistas e personagens do mercado para discutir direitos autorais a partir de diferentes perspectivas.

A ideia é tratar o tema com base em depoimentos de personalidades acadêmicas, artistas e agentes do mercado e de criação de conteúdos para ampliar os debates sobre a democratização de acesso à informação, e sobre as leis que garantem aos autores direitos sobre suas obras intelectuais. 

Para Mariana Valente, diretora do InternetLab e professora na Universidade de St. Gallen, “embora seja relevante, este tópico é complexo e tem muitas camadas, o que, por muitas vezes, distancia a sociedade em geral da discussão. Neste sentido, o projeto chega para mostrar que os direitos autorais não devem ser construídos apenas por quem trabalha diretamente com o assunto, mas pelo conjunto da sociedade, uma vez que isso acaba por impactar a rotina de lazer, trabalho e formação acadêmica de todos nós”.

O lançamento do REMIX contempla a publicação de uma série de seis vídeos que desenvolvem os pontos-chave do direito autoral no Brasil. Os episódios tratam de domínio público, legislação de direitos autorais e educação, direitos na música, acesso à informação para pessoas com deficiência, uso criativo de obras e a relação entre artistas e criadores e empresas. 

O primeiro vídeo, Obra de Geral, traz especialistas e agentes ligados a direitos autorais para abordar domínio público e preservação das obras, discutindo temas como o tempo de proteção dos direitos autorais de uma obra após a morte de um autor, e estimulando um debate em torno da defesa do patrimônio comum. Dentre os depoentes estão Mariana Valente, Millard Schiller, do Instituto Moreira Salles, Keyna Eleison e Leno, do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e João Pechanski, Professor de Ciência Política na Universidade Cásper Líbero e coordenador do Wiki Movimento Brasil.

Já o segundo, Educação Pra Geral, trata do uso de obras protegidas por direito autoral em atividades educacionais, levantando a necessidade de assegurar a ampliação do emprego de criações protegidas para fins de educação. Participam deste conteúdo Juliana Borges, colunista do Portal Bemglô e ex-secretária adjunta de políticas para as mulheres e assessora especial da Prefeitura de São Paulo, Marcio Black, cientista político, produtor cultural e coordenador do programa de Democracia e Cidadania Ativa da Fundação Tide Setubal, e Allan Rocha, professor e pesquisador em direito civil, direitos autorais e propriedade intelectual no curso de Direito da UFRJ.

Da vitrola aos bits explica a importância do direito ao empréstimo e repasse de obras para o acúmulo de conhecimento e como ele não está garantido com o advento do suporte digital, que restringe a criação, a propagação de informações e novas criações. Para discorrer sobre o tema, o episódio tem a presença de Alexandre Pesserl, advogado, consultor jurídico e mestre em direito pela UFSC, Léo Morel, do núcleo de artistas e repertório da distribuidora brasileira de música independente Tratore, Heloisa Aidar, produtora musical, empresária, sócia e diretora da Altafonte Music Publishing Brasil, e Pena Schmidt, produtor musical e ex-executivo e diretor de gravadoras.

O vídeo Voz para Geral reúne alguns nomes como João Pechanski, Facundo Guerra, empreendedor e dono do grupo Vegas, Marina Pita, integrante do Intervozes, e membros do Movimento Brasileiro Integrado pela Liberdade de Expressão Artística (Movimento Mobile) para falar da importância do uso de obras protegidas por direitos autorais como base para a criação de novas, para a construção e acumulação de cultura na sociedade.

Com participação de Heloisa Aidar, Pena Schmidt e do cantor e compositor Paulo Novaes, Autores e criadores empoderados discorre a respeito da autonomia dos artistas, destacando a posição, na maioria das vezes, de desvantagem em negociações com grandes empresas que mediam a distribuição de suas obras. 

Fechando a série de vídeos sobre direitos autorais, Pedro Milliet, produtor de livros digitais, Léo Castilho, educador e artista, e Alice Lana, coordenadora de cultura e conhecimento do InternetLab, estão entre os participantes que refletem sobre a conjuntura atual em Acessibilidade pra geral, que cerceia o acesso à informação, educação e cultura para pessoas com deficiência e a urgência de adaptações de obras para formatos específicos que atendam às necessidades distintas desse grupo, estimado em 25% da população brasileira.

Para que a sociedade possa construir uma agenda de atualização das leis atuais, a fim de torná-la cada vez mais justa, o REMIX também disponibiliza gratuitamente diversas publicações, dentre elas o Guia Direito Autoral e Educação Aberta e à Distância, produzido pela parceria entre InternetLab, Intervozes e IBDAutoral, com perguntas e respostas que buscam orientar acerca da legislação sobre o uso de obras intelectuais para fins educativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore