26 de setembro – Brasil tem o SOS SURDO

Setembro é o mês da conscientização da surdez e motivo para reunir a comunidade em prol de soluções voltadas para a inclusão e a acessibilidade.

O Dia Nacional dos Surdos é celebrado em 26 de setembro, data da fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), em 1857, instituição voltada para o ensino e a educação dos surdos no país.

A data tem como objetivo relembrar as lutas ao longo dos anos e comemorar as conquistas alcançadas pela comunidade surda, bem como valorizar o profissional que traduz e interpreta a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a língua portuguesa e vice-versa, mediando de forma efetiva a comunicação entre surdos e ouvintes nos mais diferentes espaços da sociedade.

As pessoas surdas ainda enfrentam muitas dificuldades no dia a dia para chamar uma ambulância, marcar uma consulta médica, realizar transações bancárias e questionar os valores praticados em contas de consumo (água, luz, internet). Tais situações são corriqueiras na vida de qualquer pessoa, mas os surdos não conseguem resolvê-las porque a maioria das empresas não dispõe de acessibilidade inviabiliza o acesso de aproximadamente 10 milhões de surdos no Brasil, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010.

Diante desse cenário, a empresa brasileira Helpvox Connect (https://helpvoxconnect.com.br), que desenvolve produtos com alta tecnologia voltados à inclusão e acessibilidade, criou o SOS Surdo. Trata-se de uma plataforma on-line, 100% gratuita, na qual a comunidade surda pode denunciar a falta de acessibilidade em qualquer tipo de serviço.

Para isso basta acessar o site https://www.sossurdo.com.br, fazer um breve cadastro e depois escrever a reclamação ou enviar um vídeo em Língua Brasileira de Sinais (Libras) com todas as informações referentes ao problema. O usuário poderá também anexar fotos e vídeos. Todas as denúncias são avaliadas por uma equipe de analistas do SOS Surdo e, posteriormente, fará uma notificação para a empresa citada na reclamação, bem como acompanhar o andamento da denúncia. O objetivo da ação é resolver o problema enfrentado pelo surdo bem como ajudar a empresa a estar em conformidade com a Lei 10.436, que prevê o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na comunicação com a comunidade surda.  Caso não responda a notificação, a empresa estará sujeita a processos e punições previstas na Lei.

“Com o SOS Surdo queremos dar voz a essas pessoas que são constantemente esquecidas pelas empresas públicas e privadas. A deficiência não está na surdez, mas em quem se recusa a escutar a voz dos surdos. As empresas têm obrigação de  seguir as leis bem como respeitar os direitos de todos os cidadãos”, comenta Cleber Santos, CEO da Helpvox Connect.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore