Governo de SP apresenta dados e ações em celebração ao Dia Nacional do Surdo

Hoje, 26 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Surdo para marcar a importância de uma reflexão sobre a inclusão e a acessibilidade comunicacional desse público no estado. O Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência dá ênfase à essa celebração com dados relevantes sobre o tema disponibilizados na Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
 

A Base reúne dados censitários e informações sobre a pessoa com deficiência organizados nas mais diversas áreas. Um dos objetivos desta ferramenta é ser um instrumento para a indução de políticas públicas, um ponto de partida para a construção de novas ações inclusivas municipais e estadual. De acordo com esta plataforma, em SP vivem cerca de 500 mil pessoas com deficiência auditiva, o equivalente à 14% do total de pessoas com deficiência do estado. Segundo dados de Prevenção à Violência, de janeiro à maio de 2022 esse público já registrou mais de 200 boletins de ocorrência (19% do total).
 

Desde o seu lançamento, o Centro de Apoio Técnico para atendimento às pessoas com Deficiência é realizado em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e seu espaço tem como objetivo promover atendimento especializado pensando nas particularidades do público com deficiência com uma equipe formada por psicólogo, assistente social e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).
 

Com sistema diferenciado, os profissionais envolvidos dão apoio aos policiais no atendimento às pessoas com deficiência que irão à Delegacia por algum tipo de ocorrência. Já são três polos implantados em Delegacias de São Paulo: Capital, Ribeirão Preto e Campinas e até o final do ano serão mais 2 Centros abertos, um em Guarulhos e outro em Santos.
 

Visando a quebra da barreira comunicacional, a Secretaria abriu 5 mil vagas para curso de LIBRAS EAD em todo o estado. A iniciativa totalmente gratuita, visa ampliar a autonomia do público com deficiência. Pessoas com e sem deficiência, acima dos 18 anos, podem registrar seu interesse no curso no site – https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/
 

Os alunos matriculados poderão acessar os conteúdos e aulas ministrados por professores surdos com formação específica na área e, ao final do curso, com a aprovação das atividades avaliativas poderão receber o certificado de conclusão. A carga horária total é de 40 horas, divididas em 30 horas de aulas ao vivo, através de plataforma de videoconferência, e 10 horas de atividades extras desenvolvidas ao longo do curso.
 

O Dia Nacional do Surdo foi oficializado por meio do decreto de lei nº 11.796/2008. A data foi escolhida para comemorar fundação da primeira escola de surdos no país o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e faz parte do movimento Setembro Azul.

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore