Semana do Dia Mundial da Trombose

A Sociedade Brasileira de Angiologia de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo, preocupada com o número de casos de trombose no Brasil, irá promover a campanha #canceleatrombose

Conforme levantamento da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular Nacional (SBACV), entre janeiro de 2012 e maio de 2022, mais de 425 mil brasileiros foram internados para tratamentos, sendo em média 113 pessoas por dia na rede pública. O Estado deSão Paulo foi a região que mais contabilizou internações, com 118.960 registros no banco de dados do SUS. Por isso, é de responsabilidade da SBACV-SP orientar, informar e alertar a população sobre a prevenção no mês que se comemora o Dia Mundial da Trombose (13).

A campanha contará com atividades no período de 10 a 16 de outubro, que incluem atendimento gratuito à população, ação social na estação da Luz, corrida no parque e live sobre o tema. Pontos turísticos da capital paulista também serão iluminados em apoio à data. O objetivo é alertar a população sobre a importância da conscientização e prevenção da doença, que está entre as principais causas de morte, ficando atrás apenas do infarto Agudo do Miocárdio e do Acidente Vascular Cerebral.

Conforme o presidente da SBACV-SP, Dr. Fabio Rossi, o maior índice de morte é quando o trombo formado nas pernas se desprende e se desloca até o pulmão, e ocorre a Embolia Pulmonar, que dificulta a oxigenação e sobrecarrega o coração. “Quando a embolia é volumosa, o coração tem dificuldade de bombear o sangue, pode se dilatar, sofrer um processo de arritmia, causar infarto agudo e até parada cardiorrespiratória. Mesmo nos casos menos perigosos, as sequelas crônicas, como a síndrome pós-trombótica e a hipertensão pulmonar, podem trazer graves sequelas”, explica Dr. Fabio.

Sendo assim, para a SBACV-SP, quanto mais a população for alertada e o especialista agilizar o diagnóstico, o número de internações e óbitos pode diminuir e todos serão beneficiados com relação à saúde vascular.

Datas, horários e locais das ações que farão parte da campanha #canceleatrombose:

·         Dia 12, médicos angiologistas e vasculares estarão reunidos em uma corrida na Praça do Porquinho – Av. Quarto Centenário, 861 – Jardim Lusitânia – Entrada pelo portão 6, com o objetivo de conscientizar e prevenir a trombose.

·         Dia 13, das 10h às 16h: Ação social na estação da Luz, na Linha 4-Amarela, com apoio da ViaQuatro. No local, atores caracterizados como trombos irão distribuir panfletos com orientações sobre a doença.

·         Dia 13, das 20h às 21h: SPeciaLives: a transmissão abordará o tema “A importância dos dados epidemiológicos e da conscientização no Tromboembolismo Venoso”, com as participações dos cirurgiões vasculares Thiago Melo e Marcelo Calil Burihan;

·         Dia 15, das 8h30 às 17h30: SPecializando II – Interfaces no Tromboembolismo Venoso, masterclass multidisciplinar para médicos.

·         Dia 16, das 9h às 14h: 16º Dia Vascular e o 7º Dia da Trombose (ação social), no Parque Villa-Lobos, onde haverá atendimento à população pelos cirurgiões vasculares da SBACV-SP, com aferição de pressão arterial, exame físico, exame de Doppler e orientações com questionários na Anamnese.

Em apoio à campanha, vários pontos turísticos de São Paulo serão iluminados nas cores azul e vermelho (escolhidas por representarem em livros médicos as veias do corpo humano em azul, e as artérias em vermelho):

·         Ponte Estaiada Otávio Frias de Oliveira (de 10 a 16)

·         Biblioteca Mário de Andrade (de 10 a 16)

·         Pateo do Collegio (de 10 a 16)

·         Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) (dias 12, 13, 14)

·         Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (13)

·         Fachada do Palácio do Governo do Estado de São Paulo (13)

·         Painel da FIESP – Vídeo com projeção (13)

A SBACV-SP tem como missão levar informação de qualidade sobre saúde vascular para toda a população. Para outras informações acesse o site e siga as redes sociais da Sociedade (Facebook e Instagram).

Sobre a SBACV-SP

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo – SBACV-SP, entidade sem fins lucrativos, é a Regional oficial da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) no estado de São Paulo. A entidade representa os médicos que atuam nas especialidades de Angiologia e de Cirurgia Vascular, nas áreas de atuação de Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia, Ecografia Vascular e outras áreas afins às especialidades. www.sbacvsp.com.br

Compartilhe esta notícia:

Resposta de 0

  1. Meu nome é Vladimir, e digo que é muito importante esta conscientização para a população, eu após ter um aneurisma em 2012, foi necessário uma cirurgia no cérebro onde fiquei alguns dias na UTI, e logo aconteceu a trombose nas duas pernas, foi necessário colocar um stent na veia cava. Em resumo descobri através de um exame de sangue o Fator V Leiden. Desde então tomo Xarelto 20mg todos os dias e também Gardenal 100mg duas vezes ao dia, é será até eu viver. Isso aconteceu eu tinha 48 anos e hoje tenho 58 anos. Primeiro agradeço a Deus e também aos médicos(as) e enfermeiros(as) que muito me ajudam até hoje. Nasci e moro na cidade de Taubaté SP. Um grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore