A nova etapa do programa Acelera Devs, da TIVIT, multinacional brasileira e one stop shop de tecnologia, será realizada para pessoas com deficiência. O início das aulas para capacitação será no dia 24 de outubro, com encerramento previsto para o dia 9 de dezembro. Serão 28 vagas ofertadas para as pessoas com deficiência que desejam seguir essa carreira, com possibilidade de continuação dos estudos no ano que vem para aprofundamento dos conhecimentos adquiridos.
“O objetivo da nova edição do Acelera Devs continua sendo promover a diversidade no mercado de tecnologia, apoiando desta vez a formação de pessoas com deficiência. Esse projeto, como nas edições anteriores, tem o papel de tornar o ecossistema mais inclusivo e heterogêneo, contribuindo para que o mercado absorva esses talentos entre seus colaboradores”, diz Tatiana Lorenzi, diretora de Pessoas e Cultura da TIVIT. “Na etapa anterior, trabalhamos somente com a formação de mulheres para se tornarem desenvolvedoras, com a meta de aumentar a presença feminina no mercado. O Acelera Devs é uma iniciativa de impacto social que faz parte das ações de ESG da TIVIT”, completa.
O parceiro do Acelera Devs na edição pessoas com deficiência é o Instituto de Oportunidade Social (IOS), que há mais de duas décadas atua na formação e empregabilidade de jovens para o mercado de trabalho por meio de cursos gratuitos. O IOS forma profissionais embasados por uma mentalidade inovadora, agregando em sua bagagem, além do conhecimento técnico e da capacitação teórica, competências comportamentais que o mundo do trabalho busca, como cuidado com as relações; respeito às diferenças; trabalho em equipe; e solução criativa de problemas.
O curso, com duração de 115 horas, é denominado “Fluência Digital – Pacote Office e Soft Skills”. Seu objetivo é desenvolver competências relativas à utilização de ferramentas de escritório, tendo como foco o uso da suíte de programas de escritório Microsoft Office, abrangendo desde a compreensão do seu funcionamento até o desenvolvimento de habilidades no uso de ferramentas oferecidas pelo pacote. As soft skills serão trabalhadas por meio de workshops sobre comportamento, cidadania e empregabilidade. As aulas serão lecionadas pela plataforma Microsoft Teams de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia.
O processo seletivo resultará na escolha de 28 participantes. Os únicos requisitos para participar são os seguintes: ter acima de 18 anos e ensino médio completo. As inscrições podem ser feitas no link a seguir: https://ios.org.br/inclusao-tivit/
Sobre o IOS
Comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, desde 1998 o IOS desenvolve projetos de formação profissional gratuita em temas variados. “Administração” e “Tecnologia” compõem a grade de cursos, além do enfoque comportamental. Entre as melhores ONGs do mundo de acordo com o ranking TheDotGood e qualificado como Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS, o IOS já formou mais de 42 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS – sua fundadora e principal mantenedora -, Dell, Microsoft e Zendesk. Juntam-se a esse grupo empresas que realizam doações via Incentivo Fiscal, como a BASF, Brasilprev, BRQ, CTG, IBM, Instituto Center Norte, Mercado Livre, 99 App, Clear Corretora, entre outras. Mais informações: https://www.ios.org.br