Meningite é uma doença grave e pode levar a morte

Casos, recentes, de Meningite em São Paulo acendem o sinal alerta para a doença que representa risco à saúde pública e que pode trazer diversas complicações. Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), São Paulo registrou 56 casos de meningite, com nove mortos. A letalidade da Meningite Meningocócica, corresponde em torno de 10% em países desenvolvidos e 20% nos países em desenvolvimento já a letalidade da doença Meningocócica com meningococcemia é de cerca 70%.

A enfermeira da Unidade de Vigilância em Saúde do município de São Paulo, coordenadora do curso de Pós-graduação em Saúde da Família e professora do curso de Enfermagem da Faculdade Santa Marcelina, Dra. Raquel Xavier de Souza Saito, explica que a doença é endêmica no Brasil. “Isso significa que todos os anos temos casos da doença sem que isso signifique uma epidemia.  No entanto, uma suspeita de Meningite é sempre um alerta que dispara uma série de ações para o controle da transmissão”, explica.

Os sintomas mais comuns são: febre, vomito, cefaleia, rigidez de nuca, fotofobia, artralgia e mialgia, tontura, sonolência e confusão mental. Na meningocócica é um sinal importante, manchas vermelhas (petéquias e sufusões hemorrágicas). Dependendo da gravidade de cada caso, as complicações e sequelas podem ser, perda ou diminuição da audição e visão, problemas com memória, concentração, coordenação motora, equilíbrio, aprendizado e fala, epilepsia e paralisia cerebral. “As formas de prevenção da Meningite é lavar as mãos frequentemente com água e sabão e vacinação, incluindo meningite C”, finaliza a Dra. Raquel.

A Meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. Em algumas situações como, processos inflamatórios decorrentes de câncer (metástases para meninges), lúpus, reação a algumas drogas, traumatismo craniano e cirurgias cerebrais, podem causar meningite. Meningites bacterianas tende a evoluções mais graves, principalmente causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo).

A seguir, a especialista explica como a doença pode ser transmitida e as formas de prevenção.

Transmissão da Meningite – Em geral, a transmissão é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Também ocorre a transmissão fecal-oral, através da ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes.

Sintomas da meningite – O quadro clínico é grave, por isso quando perceber que você ou alguém estiver com sintomas de meningite deve procurar atendimento médico o mais rápido possível. Um médico pode determinar se você tem a doença, o tipo de Meningite e o melhor tratamento.

Diagnóstico da Meningite – Na suspeita de Meningite, deve ser coletado amostras de sangue e líquido cefalorraquidiano (líquor). O laboratório testa as amostras para detectar o agente que está causando a infecção. A identificação específica do agente é importante para o médico saber exatamente como deve tratar a infecção.

Tratamento da Meningite – Devido à gravidade da doença e do quadro clínico, os casos suspeitos de Meningite sempre são internados nos hospitais. Ao suspeitar de Meningite é urgente a procura por um pronto-socorro hospitalar para avaliação médica.

Tratamento das Meningites bacterianas – Feito com antibiótico em ambiente hospitalar.

Tratamento das Meningites virais – Na maioria dos casos, não se faz tratamento com medicamentos antivirais.

Tratamento das Meningites fúngicas – Tratamento é mais longo, com altas e prolongadas dosagens de medicação antifúngica.

Prevenção da Meningite – Vacina meningocócica C (conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.

Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo Meningite.

Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como Meningite, e contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.

Vacina contra Meningite ACWY: Confere proteção contra Meningites e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos sorogrupos A C, W e Y.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore