A FIFA World Cup™ é um dos maiores eventos esportivos do mundo e, tradicionalmente, meses antes do torneio de futebol, acontece a famosa coleção de figurinhas e preenchimento do álbum, que conta com jogadores, seleções participantes e outras cartas especiais.
Para essa edição, serão distribuídos 1.945 guias para instituições parceiras da Fundação Dorina para Cegos, além dos cerca de 200 clientes atendidos na Fundação e 200 kits pela Panini.
O kit é composto por um guia em braille dividido em três volumes e um pacote com três figurinhas com aplicação do braille. O guia é uma transcrição em braille completa do álbum e descrição de todas as figurinhas (transcritas em braille com o código alfanumérico).
O kit é consultivo e ficará exposto para manuseio e acesso ao conteúdo por todos atendidos pelas instituições beneficiadas pelo País. Para as pessoas atendidas pela Fundação ou que receberem por meio da Panini, o material também auxiliará na brincadeira, pois poderão adquirir o álbum para interação e colagem das figurinhas.
“O propósito da Fundação Dorina e dessa parceria é possibilitar a autonomia e inclusão das pessoas com deficiência visual em diferentes cenários sociais. Colecionar e preencher o álbum é uma atividade marcante para todos”, comenta Alexandre Munck, Superintendente Executivo da Fundação Dorina.
O guia em braille do álbum FIFA World Cup Qatar 2022™ começará a ser entregue em novembro. As instituições que receberão o material atendem pessoas com deficiência visual em diversas regiões pelo Brasil. O material não será comercializado.
Carolina Motta, gerente de marketing da Editora Panini Brasil, fala sobre a importância do guia. “Juntos com a Dorina Nowill, estamos dando o primeiro passo para o desenvolvimento de produtos com mais inclusão e acessibilidade. Esperamos que seja o primeiro de muitos! O álbum FIFA World Cup Qatar 2022™ já é histórico por fomentar o início dessa trajetória”, destaca a gerente.