Roberto Camasmie, artista plástico paulistano, resgata trabalhos criados para destacar a importância da inclusão em seus variados aspectos. Trata-se de três telas nas quais pintou a atriz Isabel Fillardis, mãe de um rapaz que possui Síndrome de West(doença que se caracteriza por crises convulsivas); Dorina Nowill, educadora e ativista que possuía deficiência visual, e a atriz, influencer e youtuber Samantha Quadrado que tem Síndrome de Down.
É importante destacar que o retrato da atriz Isabel Fillardis faz alusão ao Dia da Consciência Negra. Para o artista “este retratado reúne vários símbolos e mostra que na luta pela inclusão todos os grupos minorizados estão do mesmo lado”.
Cada uma delas foi retratada por Camasmie de forma única e exclusiva e, segundo o artista, um dos mais conceituados retratistas do Brasil, sua intenção foi mostrar que a inclusão social é uma ‘tarefa’ de todos. “Acredito que todos nós podemos trabalhar pela inclusão seja qual for a nossa profissão. Como sou artista, quis pintar estas três mulheres distintas para expressar o quanto cada uma delas, à sua maneira, tem lutado para tornar nossa sociedade mais inclusiva. No caso de Dorina Nowill, seu trabalho merece todas as homenagens”, ressaltou.
Reconhecido também no exterior, Roberto Camasmie* se tornou célebre por retratar desde celebridades de épocas diversas como cantoras, atrizes, jogadores de futebol; até empresários e políticos dos mais variados segmentos.
Notório também por dizer que a arte deve ser acessível, o artista facilita a visualização de suas obras que ficam expostas, diariamente, em uma vitrine de sua galeria que se situa na esquina da Alameda Lorena com a Rua Bela Cintra, no bairro Cerqueira César, em São Paulo.
Quem é Roberto Camasmie
Descendente de família sírio-libanesa, o artista paulistano possui 50 anos de carreira e é um dos mais renomados artistas plásticos brasileiros. As atrizes Catherine Deneuvee Sophia Loren; a princesa Diana e a socialite Jaqueline Onassis, são apenas algumas das famosas já retratadas pelo artista que costuma dizer o seguinte: “A arte não se entende, arte se gosta ou não. Essa história de parar na frente de um quadro e dizer que não entende nada de arte, é burrice. Ou você gosta ou não da obra.”
Serviço:
Local: Galeria Roberto Camasmie
Endereço: Rua Bela Cintra, 1992 – Cerqueira César- São Paulo (capital)
Para acompanhar todos os trabalhos artísticos de Roberto Camasmie, inclusive os quadros citados neste release, acesse o Instagram https://www.instagram.com/robertocamasmie /