Warner Bros. Pictures e Universal apoiam pesquisa inédita que mapeia barreiras de acessibilidade nos cinemas brasileiros

Warner Bros. Pictures e Universal apoiam pesquisa inédita que mapeia barreiras de acessibilidade nos cinemas brasileiros

Com o objetivo de levantar dados concretos sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência nas salas de cinema do Brasil, foi lançada a Pesquisa Nacional de Acessibilidade nos Cinemas, uma iniciativa pioneira no país, que conta com o apoio de grandes players do setor, como Warner Bros. PicturesUniversal Pictures e Cinesystem.

Aberta à participação de pessoas com e sem deficiência, a pesquisa busca identificar obstáculos estruturais, comunicacionais e tecnológicos que limitam o acesso à experiência cinematográfica. O levantamento ficará disponível até o dia 21 de setembro, e os resultados serão divulgados em 3 de dezembro, data que marca o Dia Internacional da Acessibilidade.

A iniciativa é promovida pela Acessara – Hub de Acessibilidade, consultoria especializada que atua com soluções práticas e personalizadas para inclusão real em espaços físicos e digitais. Fundada por Amanda Lyra e Alessa Paiva, ambas mulheres com deficiência, a Acessara reúne uma equipe diversa, com vivência e expertise técnica voltadas a conectar marcas, organizações e públicos a um futuro mais inclusivo.

A ação conta ainda com o apoio de iniciativas como Campanha Legenda NacionalMaré Dissidente Libras,MovieReadingMloadMovimento Web Para TodosTalento IncluirTambor Biz e Vale PcD.

O lançamento oficial da pesquisa foi marcado por uma sessão de cinema 100% acessível, com exibição dos filmes Como Treinar Seu Dragão (live-action) e F1® O Filme, ambos com tradução em Libras, audiodescrição e legendas descritivas promovendo uma experiência verdadeiramente inclusiva para todos os públicos.

“Acreditamos que a informação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo. Nossa intenção com essa pesquisa é gerar dados que orientem mudanças reais, estruturais e tecnológicas no setor audiovisual brasileiro”, afirma Amanda Lyra, cofundadora da Acessara

Link pesquisa:

https://pnac.acessara.com.br

Link Acessara:

https://acessara.com.br

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore