fbpx
  • qui. nov 14th, 2024

POWER SOCCER: CLUBE NOVO SER CHEGA COM FORÇA TOTAL NO BRASILEIRÃO

POWER SOCCER: CLUBE NOVO SER CHEGA COM FORÇA TOTAL NO BRASILEIRÃO

No final de semana dos dias 15, 16 e 17 de dezembro o Clube Novo Ser de Power Soccer disputará o Campeonato Brasileiro da modalidade. A competição será realizada na quadra da Associação Niteroiense Dos deficientes Físicos (ANDEF).

O Clube Novo Ser –  primeiro time de power soccer da América do Sul, tetracampeão Brasileiro (2012/2013/2015/2016) e campeão da Libertadores da América (2015) – chega com força total ao campeonato com jogadores que fazem parte da seleção brasileira de power soccer, entre eles, Lucas Gonçalves Neves, 28 anos, atleta experiente que começou no time em 2012.

Lucas afirma que as expectativas são as melhores, e que espera passar um pouco de sua experiência em outras competições para os outros jogadores. Ele já participou de sete competições.

“O campeonato parou durante a pandemia, mas consegui me manter ativo praticando alguns treinamentos indicados pela nossa técnica Rosana”, conta Lucas referindo-se à Rosana Castor, primeira treinadora de uma equipe em cadeira de rodas e primeira técnica da América Latina, há 11 anos no Clube Novo Ser.

Rosana, que foi técnica da Seleção Brasileira de Power Soccer de 2011 a 2019, conta que batalha para ver o esporte se desenvolver no Brasil:

“Meu sonho é que o power soccer cresça no Brasil e receba investimento para ter mais equipes e equipamentos”, diz a técnica, lembrando que este é o “único esporte coletivo para pessoas que usam cadeira motorizada”.

O esporte existe há mais de 26 anos na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e Oceania, sendo praticado oficialmente em 30 países. A meta do Clube Novo Ser também é defendida por uma mulher, Joselaine Aguiar. Aos 39 anos, Jozy, como conhecida, é geógrafa formada pela PUC-Rio e atualmente se divide entre sua profissão e os treinos.

“Eu era jogadora de vôlei até os 17 anos. Mas aí veio a deficiência e achei que o mundo tinha acabado, quase desisti. Foi quando procurei um grupo de pessoas com deficiência e percebi uma nova estrada. Aprendi a dançar, saltei de parapente e fui convocada para a seleção brasileira de power soccer”, diz Jozy que já se prepara para mais um desafio, o Brasileirão da modalidade.

“Estamos treinando bastante para o campeonato brasileiro. Acredito muito no potencial da nossa equipe e tenho certeza que vamos dar muito trabalho aos adversários”, dispara a confiante goleira.

Além de Lucas e Jozy, o time conta com Matheus de Assis, goleiro e Luiz Fernando Nascimento, meia atacante que, assim como Lucas, também faz parte da seleção brasileira.

ESCALAÇÃO DO CLUBE NOVO SER DE POWER SOCCER:

-Nome: Jozy Aguiar ( técnica)

Instagram: @jozy.aguiar

Uma característica da personalidade do atleta em campo: Hiper concentrada / atenta / corajosa

Quantas participações em campeonatos com o Clube Novo Ser: 2018/2019 (2 participações)

Nº da camisa: 17

-Nome: Nando Nascimento ( capitão)

Instagram: @eunandonascimento

Uma característica da personalidade do atleta em campo: Concentrado / atento / Focado / Professor, como me chamam

Quantas participações em campeonatos com o Clube Novo Ser: 2017/2018/2019 (3 participações)

Nº da camisa: 7

-Nome: Matheus De Assis Portal

Instagram: @matheuzinap_13

Característica: Paciente

Participaçõs: 1 Campeonato Brasileiro

Nº da camisa: 21

-Nome: Lucas Neves

Instagram: @lucasneves8

Uma característica da personalidade do atleta em campo: pitbull com os oponentes

Quantas participações em campeonatos com o Clube Novo Ser: 9

Nº da camisa: 8

Nome: Tiago Vitoriano

Instagram: @tiago.vitoriano

Uma característica da personalidade do atleta em campo: Disposto e gentil

Quantas participações em campeonatos com o Clube Novo Ser: estreante.

Nº da camisa: 5

-Nome: Bruno Moraes

Instagram: @victorbrunomoraes345

Uma característica da personalidade do atleta em campo: Audacioso e enérgico

Quantas*participações em campeonatos com o Clube Novo Ser:  2018/2019 (2 participações)

Nºda camisa: 19

-Nome: Darci Meneguelo Junior

Instagram: @darci.junior.9

Data de nascimento: 12/08/1988

Data de entrada no INS – 2017

N° da camisa: 9

Uma característica da personalidade do atleta em campo: foco, determinação

Quantas participações em campeonatos com o Clube Novo Ser: uma em 2017

O Clube Novo Ser de Power Soccer é uma iniciativa do Instituto Novo Ser, tem patrocínio institucional da Michelin e apoio da Ortotech.

Equipe técnica e diretoria

A equipe do Clube Novo Ser conta com a dedicação dos seguintes profissionais: Rosana Castor, técnica; André Cruz, técnico; Stephanie de Freitas, psicóloga; Victor Regufe, fisioterapeuta; Paulo Cruz, diretor técnico (foi também técnico da seleção de futebol de 7 em quatro paralimpíadas); Ricardo Gonzalez, diretor do Instituto Novo Ser e fundador da Associação Brasileira de Futebol em Cadeiras de Rodas (ABFC); Nena Gonzalez, diretora e fundadora do Clube Novo Ser e do Instituto Novo Ser.

Clube Novo Ser em detalhes:

– 2 atletas na seleção brasileira;

– 39 profissionais treinados;

– 40 apresentações;

– 52 atletas formados;

– 36 palestras em eventos;

– criado pelo Instituto Novo Ser em 2010, é o 1º time do Brasil e da América Latina;

– os treinos são realizados aos sábados, das 13h às 15h, na Vila Olímpica do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAD), no Centro do Rio de Janeiro.

Títulos:

– tetracampeão Brasileiro 2012/2013/2015/2016;

– 4º lugar no Mundialito, que também contou com a participação das seleções da Argentina, Austrália, Canadá, EUA e Uruguai;

– vice-campeão brasileiro em 2014;

– campeão da Copa Powerchair Libertadores, realizada no ano de 2015, em Montevidéu, Uruguai.

Sobre o power soccer:

O Futebol em Cadeira de Rodas motorizadas, conhecido também como Power Soccer ou Powerchair Football, é praticado em 30 países da América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e Oceania, oficialmente, há mais de 26 anos. Foi introduzido na América do Sul pelo Brasil, em 2011, seguido pela Argentina, Uruguai e México. A modalidade é reconhecida pelo International Paralympic Committee (IPC).

O esporte fomenta a inclusão social, a democratização da prática esportiva, bem como a ampliação das alternativas de lazer inclusivas às pessoas com deficiências físicas severas, como paralisia cerebral, tetraplegia, mielomeningocele, distrofia muscular, entre outras.

Detalhes técnicos:

– o jogo: 2 tempos de 20 minutos cada;

– o espaço: 14-18m X 25-30m (quadra de basquete);

– a bola: 33 cm de diâmetro. Não mais que 35.6 cm, não menos que 30.5 cm;

– o elenco: equipe formada por 8 jogadores, 4 em quadra – 3 na linha e 1 no gol. Unissex e com idade livre (mínimo 5 anos);

– os árbitros: 1 juiz e 2 assistentes, com regras de conduta rígidas;

– o equipamento: cadeira de rodas motorizada com footguard. Velocidade máxima de 10 km/h.

Sobre o INSTITUTO NOVO SER:

Instituto Novo Ser é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é a busca pelo respeito e a valorização da cidadania das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, com o intuito de promover os seus direitos, a equalização das oportunidades e a superação dos obstáculos sociais predominantes ao processo de inclusão.

Surgiu em setembro de 2002 a partir de uma mãe, Nena Gonzalez, com anseios para readaptar seu filho com lesão medular ao meio social, educacional e profissional, e de uma fisioterapeuta, Dra. Sheyla Mattos, desejosa de proporcionar os meios e técnicas de reabilitação para atingir esses objetivos.

Esse encontro inesperado tinha intenções de produzir mudanças capazes de transformar a ótica que se tem da deficiência. Essa união se fortaleceu dando origem a um ESPAÇO com alternativas para que a pessoa com deficiência se realizasse no meio social, familiar e educacional, simbolizando uma nova frente pela valorização de sua cidadania com amor e respeito às diferenças.

Além do Clube Novo Ser de Power Soccer, o Instituto Novo Ser também desenvolve outros projetos como o Praia Para Todos, que promove acessibilidade, arte, esporte e inclusão social nas praias; o Vasco – Novo Ser, time de vôlei sentado que acaba de ser formado e já está participando de campeonatos; e o XULIA, Programa de Reconhecimento de Voz para pessoas com tetraplegia terem controle avançado do computador através de comandos por voz. Este programa substitui integralmente o uso do teclado e do mouse em computadores e dispositivos com ambiente Windows.

Acesse:

Instituto Novo Ser | Clube Novo Ser de Power Soccer

Site: novoser.org.br/

Instagram: @institutonovoser

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *