Drible, caneta, chapéu, carrinho, gol de placa…aproveitando o clima da Copa do Mundo, pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde (PPGTS) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) desenvolveram um jogo de tabuleiro para auxiliar no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Por meio de um tabuleiro que representa um campo de futebol e cartões que contêm sinais em libras e um QR Code que permite o acesso a informações sobre os países participantes do campeonato mundial de futebol, o jogo possibilitou a aprendizagem do alfabeto, de números e de regras do futebol. Assim como na Copa, venceu quem fizer mais gols.
O jogo foi criado com base no Sign Writing (SW), um sistema de registro gráfico das línguas gestuais, que permite a leitura e escrita em Libras sem a necessidade de tradução para a língua oral.
“Além disso, o jogo com os sinais em QR Code tem se consolidado como um recurso didático com característica colaborativa no processo educacional. E o material ainda tem o propósito de romper o isolamento da comunicação e a exclusão das pessoas com deficiência auditiva, contribuindo para a disseminação da Libras na sociedade, em direção à real inclusão social”, explica o doutorando do PPGTS Alexsander Pimentel, professor, tradutor e intérprete de Libras.
O projeto foi aplicado na Escola Bilíngue Para Surdos da Apas, com apoio da diretora Cristianne Bara Pacheco Mattei de Carvalho e da pedagoga Neide Mitiyo Shimazaki.