Marcos da Costa, Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência recebeu na tarde desta quarta-feira, 4, no Memorial da Inclusão, representantes de diferentes segmentos das pessoas com deficiência que apresentaram inúmeras demandas e comentaram sobre o impasse criado pelo Governador Tarcísio de Freitas, que chegou a anunciar que transformaria a pasta em uma Coordenadoria, mas depois mudou de ideia e manteve a pasta.
Pelas redes sociais, a Comissão se identifica como “um movimento da sociedade civil que tem como missão promover a defesa dos direitos humanos e o exercício da cidadania das pessoas com deficiência”.
O encontro aconteceu de maneira presencial, mas também foi gerado um link para acompanhamento virtual, que teve problemas no momento da transmissão, gerando reclamações de quem procurou participar.
“Nós convidamos a sociedade civil, através das suas representações por entidades e movimentos sociais que trabalham com o tema da pessoa com deficiência para estar presente dentro da Secretaria dialogando, apresentando as suas sugestões, as suas reclamações, para que de uma forma transparente e democrática nós possamos juntos construir as políticas públicas voltadas aos diversos segmentos das pessoas com deficiência, apontando questões ligadas a educação, a saúde, a segurança, ao trabalho, e também aos segmentos da pessoa com deficiência motora, deficiência intelectual e mental, deficiência visual, deficiência auditiva, de forma a ter o aspecto mais amplo possível de serviços voltados às pessoas com deficiência e as suas famílias, buscando levar acessibilidade, inclusão, respeito e dignidade de vida”, afirmou Marcos da Costa.
O Secretário assumiu a pasta em 2 de janeiro, quando também recebeu integrantes da Comissão 48, Diário PcD e PODEMOS SIM PcD. Na pauta estiveram vários temas relacionados ao segmento, inclusive as dificuldades das pessoas em obterem a isenção do IPVA em SP.
Marcos da Costa destacou que a “participação da sociedade civil faz com que nós tenhamos a certeza de que as políticas construídas a partir do diálogo serão aquelas que permitirão prestar sendo os melhores e mais adequados a todas as pessoas”.
Nesta quinta-feira, 5, deve acontecer um novo encontro entre o titular da SEDPcD, com o Governador Tarcísio de Freitas e membros de diferentes segmentos das pessoas com deficiência no Palácio dos Bandeirantes.