O mercado de trabalho está cada vez mais multicultural e diverso e, diante dessa evolução, muitas empresas integram essa pluralidade em seu quadro de funcionários. Até aí, uma evolução e que agrega inúmeras vantagens à empresa e ao time de colaboradores e colaboradoras. Mas, e a partir daí? Será que toda empresa, depois de trazer a diversidade, tem meios para incluir essas pessoas de forma que elas se sintam aceitas, ouvidas e consigam se expressar?
Tendo a resposta para essa pergunta, Renata Camargo, CEO e fundadora da BlackID Comunicação, idealizou um modelo de negócio capaz de dar suporte para empresas e pessoas, com soluções em comunicação humanizada e inclusiva em ambientes onde a diversidade está presente. “Notamos uma necessidade das empresas entenderem, comunicarem e dialogarem com os seus stakeholders a respeito de conceitos fundamentais de diversidade e inclusão, principalmente, internamente”, revela.
Como ponto de partida é importante entender que a comunicação é uma importante ferramenta de inclusão, que tem como objetivo valorizar a identidade plural e dialogar com todos os tipos de pessoas. Pensando assim, a BlackID oferece serviços as organizações nesses processos de transformação. Entre as principais soluções, estão: treinamento de comunicação humanizada e inclusiva, sensibilizações para ampliação de consciência, planejamento em comunicação inclusiva, consultoria e operação para o dia a dia da comunicação inclusiva, mentoria de lideranças, além de guias de políticas em comunicação inclusiva.
“De nada adianta você ter um produto bacana, num preço justo, com pessoas diversas em seu time, se você não trabalhar a comunicação corretamente. Nossa missão é instruir empresas e marcas para realizarem comunicação de maneira inclusiva, ou seja, sem o uso de linguagem preconceituosa e estereotipada para que todas as pessoas se sintam, realmente, acolhidas e bem-vindas nesse diálogo que permeará o futuro”, afirma Renata.
A BlackID nasceu em 2020 diante da inquietação vivida pela jornalista Renata Camargo no mercado de comunicação. Após mais de 25 anos trabalhando com comunicação corporativa no planejamento e atendimento a grandes empresas e marcas, surgiu a necessidade de um novo propósito: tornar o mudo melhor para todas as pessoas e não apenas para as poucas que são privilegiadas e sempre tiveram protagonismo no mercado. A BlackID tem como objetivo auxiliar na mudança da comunicação, tornando-a mais inclusiva para pessoas que foram minorizadas ao longo do tempo: diferentes etnias, grupos LGBTQIA+, pessoas com deficiência, faixa etárias, entre outras diversidades.