UNG realiza atendimentos em congresso sobre Educação Inclusiva

Programação reuniu professores e estudantes de diversos cursos

Professores e estudantes da Universidade UNG realizaram uma série de atendimentos, no sábado (12), durante o 1º Congresso Lagoinha Especial – A inclusão começa no coração. A programação, iniciativa da Igreja Batista Lagoinha em parceria com o vereador Jorginho Motta, abordou assuntos voltados à educação especial e inclusiva.


O evento reuniu especialistas, pais, interessados na temática e contou com a participação de docentes e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UNG. Eles levaram informações em diversas áreas para o público, que teve acesso a orientações sobre carreira, preenchimento de currículos, aplicação de jogos para o autista, previdência privada para crianças e adultos, animais peçonhentos e saúde animal.
Outros serviços também foram disponibilizados, como avaliação e orientação nutricional, dicas de como manter a saúde na pandemia, explicação sobre Equoterapia e os benefícios no autismo, além de dicas de fotografia inclusiva para estimular a autoestima e o autoconhecimento. Os coordenadores e professores Wilton Arruda, Bruna Paulino, Regina Fernandes, Silvia Piedade, Ronaldo D´Elia, Anna Duarte, Alex Francisco, Suzana Lopes e Letícia Ruiz marcaram presença na ação.


Já o coordenador e professor do curso de Psicologia da UNIVERITAS/UNG Itaquaquecetuba, André Novaes, foi um dos palestrantes e destacou assuntos como capacitismo, deficiência intelectual e inclusão. O psicólogo também proporcionou momentos de descontração com dinâmicas. Evento contou ainda com a discussão dos temas “Pais especiais”, “Sinais de alerta para o autismo”, “Toxinas Cerebrais”,  “Inclusão e direitos das crianças especiais” e “Atuação fonoaudiológica nos transtornos motores de fala”.
“Precisamos falar sobre capacitismo. É uma forma de preconceito racial, de discriminação direcionada a pessoa com algum tipo de deficiência, seja física, auditiva, visual. No capacitismo, nossos comportamentos são inadequados e às vezes não percebemos. Devemos transformar a sociedade para que seja mais inclusiva e permitir que a pessoa com deficiência seja protagonista da própria vida” destacou André em um dos momentos da apresentação. 

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore