fbpx
  • qui. set 19th, 2024

Carnaval SP: Camisa 12 desfila no Sambódromo a luta pela inclusão de pessoas com deficiência

Carnaval SP: Camisa 12 desfila no Sambódromo a luta pela inclusão de pessoas com deficiência

O estigma da deficiência transforma pessoas cegas, surdas e com deficiências mentais ou físicas em seres incapazes, indefesos, sem direitos. No entanto, nos últimos tempos, a percepção sobre as pessoas com deficiência vem mudando com a ajuda das redes sociais, influenciadores, sites, filmes, novelas, que fazem aflorar opiniões e debates que ajudam a diminuir preconceitos.
 

E, neste carnaval, a luta pela inclusão ganha ainda mais força! O tema será enredo da escola de samba Camisa 12. Desenvolvido pelo carnavalesco Delmo Morais e pelo diretor artístico Claudio Cebola, o enredo tem como título: “Da Inclusão à Superação. Todos Somos Iguais. Sou um Campeão”. Esse é um projeto que vai dar mais visibilidade à luta das pessoas com deficiência. A agremiação, oriunda da torcida organizada do Corinthians, será a penúltima a desfilar no Grupo de Acesso 2, neste sábado, 11 de fevereiro, no início dos desfiles no Anhembi.
 

Para o defensor público federal André Naves, especialista em Direitos Humanos e Sociais, é de extrema importância que a luta pela inclusão social de pessoas com deficiência ganhe cada vez mais espaços, a fim de levar maior conscientização às pessoas; além de cobrar mais iniciativas do poder público por soluções que facilitem o dia a dia dessa população. André Naves faz questão de elogiar a torcida corintiana por sua luta ativa pela inclusão social e por maior acessibilidade nos estádios de futebol.
 

“A torcida do Corinthians merece aplausos. Sempre na defesa da democracia e da inclusão social! E a escola de samba Camisa 12, nascida na torcida corintiana, ao trazer um samba-enredo sobre inclusão social e paradesporto, reforça a importância da luta pela inclusão! Além dos impactos causados pelas limitações físicas ou psíquicas, a exclusão social de pessoa com deficiência traz consequências desastrosas. A falta de acessibilidade na mobilidade urbana, por exemplo, muitas vezes tira o ânimo de sair de casa porque a pessoa já prevê as dificuldades que enfrentará. Queremos ver mais atitudes como essa da escola Camisa 12 nas redes sociais, novelas, em toda a nossa sociedade”, declarou o defensor público.
 

O combate ao capacitismo alcançou recentemente mais espaço também na TV aberta. A autora Glória Perez mostra na novela “Travessia”, da TV Globo, o drama cotidiano de uma advogada cadeirante. A atriz Tábata Contri, que interpreta a personagem Juliana, vem expondo o sofrimento físico e emocional que milhões de brasileiros que têm limitações enfrentam Brasil afora.
 

De acordo com o IBGE, 24% da população do país – cerca de 50 milhões de brasileiros – têm alguma deficiência.

Samba-Enredo 2023 – Da Inclusão à Superação: Somos Todos Iguais, Sou um Campeão

G.R.C.E.S Camisa 12

Senhor ouça o clamor
Em uma só voz gritando pela humanidade
Nesse mundo tão doente
Onde ser diferente exclui a igualdade
Senhor, olhai por nossas crianças
Ainda resta uma esperança
Que o menino lobo fez sonhar
Nessa selva de pedras somos todos iguais
Chega de guerras o mundo pede paz
Na força do Império o punho da ambição
Dor causada pela Santa Inquisição

A cor da pele não é adversidade
É uma dádiva divina, liberdade
A escravidão sucumbiu
Na senzala do Brasil

Orgulho do sertão do agreste
Chapéu de couro, gibão cabra da peste
Vem em busca de vida melhor
Retirante de fé de sangue e suor
Chega de intolerância, diga não ao preconceito
Superação me trouxe até aqui
Entre tantas dificuldades venci
A vida não paraolímpico, é a inclusão social
Medalha de ouro nesse Carnaval

Eu quero ver meu povo cantando
Bandeiras vibrando na mesma emoção
Camisa 12 meu eterno amor
Pra sempre em meu coração
Nessa folia eu sou mais um campeão

Composição: Diego Nicolau / Dudu Nobre / Maradona / Rafa Do Cavaco / TURKO. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *