fbpx
  • sex. nov 22nd, 2024

INAME promove congresso sobre atrofia muscular espinhal (AME)

INAME promove congresso sobre atrofia muscular espinhal (AME)

Depois de duas edições em formato virtual por conta da pandemia da covid-19, o  Instituto Nacional da Atrofia Muscular Espinhal (INAME) volta a realizar o Congresso INAME de Atrofia Muscular Espinhal presencialmente, entre os dias 3 e 5 de março de 2023, no Novotel Center Norte em São Paulo (SP). Dentre os 42 palestrantes nacionais e internacionais confirmados, o neurologista, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e membro membro do comitê científico do INAME, Edmar Zanoteli, reforça que um dos temas de destaques é a chamada AME de início tardio (tipos II e III) que acomete jovens e adultos, que estão em plena vida ativa.

Na área de cuidados respiratórios, o evento contará com as participações dos autores dos protocolos mais eficazes de ventilação não invasiva e de dezenas de trabalhos publicados em conceituadas revistas internacionais, os professores Dr. John Bach, dos Estados Unidos, e Dr. Miguel Gonçalves, de Portugal. Já na área médica, outra presença confirmada é do professor Dr. Eduardo Tizzano, que se dedica ao diagnóstico e pesquisa em AME no Hospital de la Santa Cruz y San Pablo de Barcelona, um centro de referência para o diagnóstico de AME em toda a Europa.

O congresso contará com oito auditórios simultâneos, que sediarão três eventos: encontro científico (voltado exclusivamente para profissionais de saúde), encontro de pacientes e familiares e programação infantil. As inscrições para o Congresso INAME 2023 já estão abertas. Mais informações estão disponíveis no site do evento, pelo e-mail inscricao@iname.org.br e telefone (11) 94488-8046.

Sobre a atrofia muscular espinhal: é uma das mais de 8 mil doenças raras conhecidas no mundo e afeta, aproximadamente, entre 7 a 10 bebês em cada 100 mil nascidos vivos.[I] Se caracteriza por uma fraqueza progressiva, que compromete funções como respirar, comer e andar. No Brasil, ainda não há um estudo epidemiológico que indique o número exato de indivíduos afetados pela doença. A doença é classificada clinicamente em tipos (que vão do tipo 0 ao 4), com base no início dos sinais e sintomas e nos marcos motores atingidos pelos pacientes.

Sobre o INAME
O Instituto Nacional da Atrofia Muscular Espinhal (INAME) é uma associação de pacientes e familiares com de Atrofia Muscular Espinhal (AME), sem fins lucrativos, que atua na busca de tratamento e cuidados adequados para todos os pacientes com a doença no Brasil, e no suporte às necessidades das famílias, desde o diagnóstico até a rotina diária de atuação multidisciplinar. O trabalho do INAME baseia-se em três pilares: assistência, capacitação e advocacy.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *