Em Jundiaí, interior de SP, pessoas com deficiência física, em cadeira de rodas ou mobilidade reduzida podem desfrutar de playground e de espaço para realizar atividade física, com brinquedos e aparelhos de ginástica com acessibilidade.
As duas novidades foram instaladas no Parque da Cidade, situado ao quilometro 66 da Rodovia João Cereser.
Para a academia, os usuários têm à disposição, entre outros equipamentos, máquina de puxada alta, supino, máquina de bíceps e máquina de tríceps, além de uma placa orientativa para PcD. Já para o playground, as crianças contam com dois carrosséis de quatro lugares e dois balanços com três lugares, ambos adaptados para uso misto, e dois balanços adaptados para cadeirantes.
De acordo com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Jundiaí, aproximadamente 28 mil jundiaienses têm alguma deficiência física, é cadeirante ou tem mobilidade reduzida. “Uma cidade com políticas públicas que atenda às necessidades de pessoas nessas condições é uma boa cidade para se viver para a toda população”, diz o prefeito Luiz Fernando Machado.
Segundo o chefe do executivo, as novas instalações foram viabilizadas por meio do programa do governo estadual Cidade Acessível, sem qualquer custo ao município. Entre outros critérios, o programa exige que as cidades atendidas tenham um conselho ativo e atuante voltado para pessoas com deficiência, prerrogativa atendida prontamente pela atual gestão de Jundiaí.
Além do playground e da academia ao ar livre, o Parque da Cidade oferece ao público um Centro Náutico localizado às margens da represa, Jardim Japonês, pistas para caminhada e ciclovia, quadras esportivas, pistas de automodelismo e de aeromodelismo.
O local abre todos dos dias às 6h30. De segunda a sexta-feira funciona até às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, até às 18h.