SP terá o “Dia Estadual de Conscientização sobre a Doença de Parkinson”

“Recebemos com alegria a sanção do Governador Tarcísio de Freitas à Lei 17.644/2023, proposta pela deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), que institui o Dia Estadual de Conscientização sobre a Doença de Parkinson, a ser comemorado, anualmente, em 11 de abril. A doença de Parkinson é uma condição neurológica que afeta os movimentos e as funções cognitivas”, afirmou Erica Tardelli, Presidente da Associação Brasil Parkinson.

O principal sintoma é a lentidão de movimento, mais tremor, rigidez muscular e alteração postural; além de alterações não motoras como constipação intestinal (intestino preso), diminuição do olfato e alterações neurocognitivas.

A doença de Parkinson é progressiva e degenerativa, usualmente diagnosticada em pessoas com mais de 60 anos, mas cada vez mais comum entre os jovens.

De acordo com a Associação, “estima-se que no Brasil 200 mil pessoas sofram com o problema e aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 65 anos tenha a doença, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde. Informar a sociedade sobre seus sintomas é fundamental para a busca de ajuda de uma equipe multidisciplinar especializada no tempo correto, e para a realização de um tratamento adequado, uma vez que apesar de não ter cura até o momento, o exercício físico aeróbico de moderado a intenso, 150 min por semana, se mostrou cientificamente eficaz para retardar a velocidade de evolução da doença”.


Em São Paulo, há 37 anos a Associação Brasil Parkinson oferece atendimento multidisciplinar especializado para seus associados.

www.parkinson.org.br

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore