A Seleção Brasileira de atletismo paralímpico estreou nesta quinta-feira, 9, no Grand Prix de Marrakech, no Marrocos. Neste primeiro dia de provas, o país faturou quatro medalhas, três ouros e uma prata. Todas com mulheres.
A paulista Beth Gomes, 58, da classe F53 (cadeirantes), subiu ao lugar mais alto do pódio no lançamento de disco, prova em que é a atual campeã paralímpica, ao atingir a marca de 15,24m. Também no lançamento de disco, na classe F46 (deficiência nos membros superiores), Sueli Pereira, 19, conquistou o bronze ao lançar para 28,12m.
As outras duas medalhas de ouro do Brasil vieram em provas de velocidade. Lorraine Aguiar, da classe T12 (baixa visão), venceu os 100m com o tempo de 13s11. Já a acreana Jerusa Geber, na mesma prova, mas da classe T11 (cegas totais), fez a distância em 12s49.
Ao todo, o Brasil é representado por oito atletas e dois atletas-guias no Marrocos. A competição continua até sábado, 11.
Patrocínio
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
As atletas Beth Gomes e Jerusa Geber são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Time São Paulo
As atletas Beth Gomes e Jerusa Geber são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.