A Seleção Brasileira de tênis em cadeira de rodas será representado por cinco atletas em dois torneios nos EUA. A primeira competição é o Georgia Open, em Rome, que acontece até 12 de março, e a segunda é o Cajun Classic, em Baton Rouge, entre os dias 14 e 19 deste mês.
Os brasileiros inscritos em ambos os eventos são: Ymanitu Silva (Quad), Leandro Pena (Quad), Meirycoll Silva (Feminino Open), Daniel Rodrigues (Masculino Open) e Gustavo Carneiro (Masculino Open). A delegação brasileira ainda conta com o treinador Raphael Oliveira.
De acordo com Ymanitu Silva, nº 8 do ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês) na categoria Quad e vice-campeão nas duplas no Aberto da Austrália, estar presente nestas competições é fundamental para os tenistas brasileiros. “Ter o mesmo calendário dos principais atletas do mundo é essencial para nós. Só assim, podemos chegar ao topo,” comentou.
Importância que é compartilhada com o treinador, Raphael Oliveira. Ele afirmou que, quanto mais torneios os atletas jogam, melhores são as avaliações que a comissão consegue fazer. “Todo o trabalho que realizamos é buscando a evolução deles. Temos feito esse caminho ao longo dos anos e os resultados estão vindo de forma satisfatória,” completou.
Os eventos fazem parte do Circuito UNIQLO Wheelchair Tennis Tour e recebem os principais atletas do mundo, de acordo com o ranking internacional vigente. A posição dos tenistas nos torneios norte-americanos define suas possíveis convocações para grandes eventos, como Grand Slams e Mundiais, assim como para convocações aos Jogos Parapan-Americanos e Paralímpicos.
*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).