Instituto Jô Clemente (IJC) lança Guia de Orientação para Diagnóstico, Seguimento e Tratamento da AME-5q (Atrofia Muscular Espinhal 5q) 

O Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, irá lançar no dia 14 de março um Guia de Orientação para Diagnóstico, Seguimento e Tratamento de Pacientes com Atrofia Muscular Espinhal 5q (AME-5q) Pré-sintomática, diagnosticada na Triagem Neonatal​. 

O documento, conhecido como White Paper, foi elaborado por especialistas do IJC, em conjunto com outros médicos pesquisadores parceiros.  

A Atrofia Muscular Espinhal 5q (AME-5q) é uma doença neuromuscular caracterizada por fraqueza muscular e atrofia, limitando movimentos voluntários e até a respiração e deglutição do paciente acometido. O quadro clínico é resultante da degeneração progressiva dos neurônios motorespor alterações bialélicas no gene SMN1.  

“Durante os últimos 20 anos, várias abordagens terapêuticas foram desenvolvidas e demonstraram eficácia na modificação do curso natural da doença.O diagnóstico precoce é a melhor oportunidade para um bom prognóstico do paciente. Contudo, atualmente, não há Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas instituídas, especificamente, para pacientes pré-sintomáticos dentro de um contexto de Programa de Triagem Neonatal Brasileiro. Os protocolos existentes têm foco em pacientes sintomáticos ou apresentam limitações importantes quanto a critérios de inclusão e exclusão de pacientes pré-sintomáticos com AME-5q”, explica Drª Vanessa Romanelli, Pesquisadora e Supervisora do Laboratório de Biologia Molecular do IJC. 

A inclusão da AME-5q está prevista na expansão do Teste do Pezinho pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dentro do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), de acordo com a Lei Federal 14.154 de Maio de 2021. 

“Essa iniciativa do IJC tem o objetivo de ampliar a divulgação sobre o tema. Esperamos que os profissionais e gestores da área da saúde tenham acesso ao documento, para que possam encaminhar pacientes identificados por meio da triagem neonatal, de forma mais assertiva e rápida a centros especializados, estabelecendo e formalizando formas de acesso, de acordo com as diretrizes de políticas de saúde do Estado. O Estado de São Paulo pode, inclusive, ser base para referência nacional de condutas clínicas para esses pacientes”, afirma Daniela Mendes, Superintendente Geral do IJC. 

Em parceria com a SES-SP (Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo), o documento será apresentado pelo Instituto Jô Clemente (IJC) no dia 14 de março​, em evento virtual. O lançamento do documento conta ainda com o patrocínio das empresas Biogen, Novartis, Roche e Thermofisher e o apoio da Casa Hunter.  

“Na Roche, estamos comprometidos em construir um futuro em que nenhum paciente seja deixado para trás. Sabemos que os desafios para garantir acesso a cuidados de saúde personalizados, no momento mais adequado, são complexos e, por isso mesmo, dependem da colaboração de diferentes agentes do setor. Temos orgulho por nossa jornada em doenças raras e seguiremos contribuindo com projetos que impactem positivamente no diagnóstico, tratamento e inclusão de pacientes com atrofia muscular espinhal e demais patologias, de forma sustentável”, diz Michelle Fabiani, Medical Enabler Lead da Roche Farma Brasil.  

Sobre o Instituto Jô Clemente    

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 61 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.    

    

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, o Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras. É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a deficiência intelectual se não tratadas corretamente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo www.ijc.org.br.    

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore