Os efeitos do Decreto de Bolsonaro para a isenção do IPI para pessoas com deficiência

O segmento aguardava a regulamentação da Lei Federal 14.287 que renova a isenção do IPI na compra de carro 0 km para pessoas com deficiência. O Diário PcD repercute o impacto do Decreto 10.979 para o segmento.

Poucas horas após a publicação do Decreto Federal 10.979, a decisão de Jair Bolsonaro já causa repercussão em todo o Brasil.

O vice-presidente da Câmara dos Deputados já anunciou que vai ajuizar uma ação para invalidar a eficácia do Decreto. O Deputado Federal Marcelo Ramos/AM, classificou a medida de redução do IPI em até 25% em alguns produtos, como eleitoreira e disse que vai ajuizar uma ação de crime eleitoral contra Bolsonaro e pedir a suspensão da eficácia do decreto.

 “A Zona Franca de Manaus acaba de sofrer o mais grave ataque da sua história. É como se o governo federal fosse a Rússia e o Amazonas fosse a Ucrânia. O ataque perpetrado por esse decreto que reduz o IPI de todos os produtos industrializados do Brasil acaba com a Zona Franca de Manaus se não for revertido”, afirmou.

Já o Ministério da Economia afirma que a medida é uma forma de reindustrialização do setor produtivo. Pelas estimativas da pasta, o decreto deve ter um impacto fiscal de R$ 19,6 bilhões na arrecadação do governo federal com IPI neste ano.

O decreto foi publicado nesta sexta-feira, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), e reduziu em 25% o IPI da maioria dos produtos industrializados, com exceção dos cigarros. A publicação ocorreu no mesmo momento em que o Diário PcD transmitia, AO VIVO, o quadro DESABAFA PcD. Por sinal, o jornalista Abrão Dib já tinha comentado sobre o impasse vivido – em especial pelas pessoas com deficiência, de ter acesso a isenção do IPI.

Ocorre que o segmento aguarda a regulamentação da Lei Federal 14.287, que ainda não foi regulamentada. Com isso, a Receita Federal não está deferindo nenhum pedido para a concessão da isenção do IPI de 1º de janeiro.

Os Deputados Federais Otávio Leite/RJ e Coronel Tadeu/SP já anunciaram que pressionaram o Secretário da Receita Federal para que a regulamentação fosse colocada em prática. A Senadora Mara Gabrilli também informou que cobra oficialmente explicações do Governo Federal pela demora da regulamentação da atual legislação.

De acordo com o que foi apurado pelo Diário PcD, a isenção PcD depende de um acordo entre Paulo Guedes, Ministro da Economia, e Damares Alves, dos Direitos Humanos. A falta de consenso entre as regras para o segmento buscar a isenção está sendo o impasse.

Para Luiz Carlos Moraes, presidente da ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores “é sempre muito bem-vinda qualquer proposta que alivie a pesada carga tributária que incide sobre a indústria de transformação no Brasil, sabidamente uma das mais elevadas do mundo. A extinção do Imposto sobre Produtos Industrializados e a simplificação do nosso sistema tributário são pautas defendidas pela ANFAVEA há bastante tempo”.

“Vemos com bons olhos a relevante redução do IPI anunciada hoje, sinalizando uma direção correta por parte do governo federal. A redução do Custo Brasil é benéfica não só para o setor industrial, mas também para a geração de empregos, para os consumidores e para a sociedade como um todo” afirmou Moraes ao Diário PcD.

De acordo com fontes ouvidas pelo Jornalismo do Diário PcD, as montadoras e concessionárias ainda estão fazendo os cálculos sobre o impacto no preço final. “As contas estão sendo feitas com uma redução de 18,5% nas alíquotas. Assim, por exemplo, um automóvel 1.000 cilindradas a gasolina ou etanol, taxado com o IPI a 7%, passaria a recolher 5,7%. O Decreto diz que a redução é de 25% de forma ampla, mas os automóveis terão a alíquota de 18,5%.

Já a FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores afirma que a medida é positiva, mas que ainda está avaliando o impacto da decisão de Bolsonaro no mercado.

Agora, com a publicação do Decreto 10.979, as pessoas com deficiência podem, até mesmo deixar de buscar a isenção do IPI, e adquirir o veículo diretamente no mercado automobilístico, já que a diferença ficou bastante reduzida.

Confira, agora, a avaliação do especialista Renato Baccarelli sobre o efeito do Decreto de Bolsonaro para as pessoas com deficiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore