fbpx
  • sex. set 20th, 2024

‘Plataforma Conjunta’ realiza curadoria de boas práticas para fortalecer organizações da sociedade civil

'Plataforma Conjunta' realiza curadoria de boas práticas para fortalecer organizações da sociedade civil

Para assegurar que as organizações da sociedade civil estejam fortalecidas para exercerem suas missões, o Instituto ACP, o Instituto humanize e o GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), em colaboração com outras 25 organizações do setor, estão lançando a ‘Plataforma Conjunta’ no dia 13 de abril, às 18h, no Congresso GIFE, em São Paulo (SP). A iniciativa colaborativa irá disseminar conhecimento, ferramentas, boas práticas de gestão, formações, construção de redes e oportunidades de acesso a recursos para promover o desenvolvimento e fortalecer a missão das organizações, potencializando sua atuação. 

As organizações da sociedade civil (OSCs) atuam em prol de interesses coletivos e são, ao mesmo tempo, parceiras e fiscalizadoras do Estado na implementação de políticas públicas. Engajadas em causas socioambientais e calcadas na defesa dos direitos humanos, as OSCs também combatem desigualdades, pressionam autoridades, atuam na promoção de políticas públicas, colaboram para a produção de conhecimentos, promovem debates e conscientizam a sociedade sobre a importância do desenvolvimento social. 

Inúmeros atores integram o ecossistema do setor social e trabalham de forma colaborativa para reduzir as desigualdades e promover a justiça socioambiental. As pautas são cada vez mais urgentes: fome, pobreza, violência, educação, saúde, habitação, trabalho digno, questões de gênero, raciais, desmatamento, entre outras. 

“Investir no desenvolvimento institucional das organizações da sociedade civil está no DNA do Instituto ACP. Acreditamos profundamente que é necessário desenvolver o campo de uma maneira mais ampla e com esse olhar institucional para que o setor tenha muito mais poder de gerar impacto. Sabemos a importância do terceiro setor dentro do contexto brasileiro e entendemos que o setor fortalecido ajudará a promover um Brasil mais equilibrado e mais justo. Precisamos de recursos, conhecimento e a plataforma serve como um vetor disso na medida em que oferece conteúdos em um universo de escala para centenas e talvez milhares de organizações”, pontua Rodrigo Pipponzi, cofundador e presidente do conselho do Instituto ACP.

A Conjunta irá mapear, organizar e disseminar as melhores práticas de gestão do terceiro setor em termos de produção de conteúdos, experiências de aprendizagem e oferta de recursos que tenham como foco o desenvolvimento institucional das OSCs. Para isso, criou editorias como Comunicação, Gestão Financeira, Desenvolvimento Institucional, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Captação de Recursos, Monitoramento e Avaliação, Planejamento, Gestão Jurídica, Governança e Inclusão e Diversidade. 

Outro diferencial da “Plataforma Conjunta” é a aposta em diferentes formatos como cursos, relatórios, conteúdos práticos, estudos de caso, podcast, publicações, vídeos, artigos, posts, eventos, pesquisas, modelos de documento, guias e-book, infográficos e ferramentas. Os conteúdos também são divididos por níveis de conhecimento – iniciante, intermediário e avançado – para alcançar um público amplo e apresentar informações de maneira acessível. 

Além disso, a plataforma busca estimular a ação colaborativa e soluções para o setor. O caráter cooperativo está presente também na interação entre a Conjunta e o público. Qualquer usuário da plataforma pode indicar conteúdos, consultorias e iniciativas para organizações da sociedade civil desde que estejam em conformidade com a Política Editorial do site.

“O Instituto humanize acredita que organizações resilientes, que trabalham em rede, são essenciais para pautar transformações sociais sistêmicas e efetivas. Por isso, há uma aposta no desenvolvimento institucional de OSCs para contribuir com uma sociedade civil mais potente e transformadora. O humanize também acredita ser essencial fomentar uma mobilização direcionada a somar esforços em torno dessa pauta, de modo a escalar seu potencial de impacto. A Conjunta é um exemplo desta crença, não só pela sua contribuição com a disseminação de conhecimento, ferramentas e oportunidades de apoio ao desenvolvimento institucional de OSCs, mas também pelo importante papel da plataforma na promoção e alavancagem da pauta no terceiro setor”, esclarece Michele Rocha, Gerente de Operações e Desenvolvimento de OSCs do Instituto humanize.

“Ainda se destaca o seu caráter colaborativo, que reúne esforços e perspectivas de diferentes atores e busca otimizar os recursos (financeiros e não-financeiros) disponíveis no campo, fomentando uma coalizão capaz de gerar maior incidência e visibilidade sobre a relevância de se apoiar o aprimoramento das atividades-meio das organizações sociais”, acrescenta.

Fortalecimento do sistema democrático

As OSCs são vitais para a efetivação e o fortalecimento dos princípios democráticos, já que possibilitam a participação social com o intuito de reduzir desigualdades e buscar soluções para construção de uma sociedade mais justa para todos. Por isso, o terceiro setor é estratégico para qualquer sociedade preocupada com o desenvolvimento social e comprometida em consolidar valores e deveres democráticos e pluralistas.

“O terceiro setor tem um papel muito importante na preservação dos direitos, do equilíbrio econômico, social e ambiental com missões muito claras. As OSCs têm muita capacidade de realizar parcerias, seja com o poder público ou com a iniciativa privada, para promover essas agendas que são fundamentais para a democracia. Há exemplos de organizações que trabalham pela transparência de dados, pela segurança pública, pela justiça social, contra o desmatamento; todos esses são princípios básicos de funcionamento da democracia que precisam ser preservados. O terceiro setor preserva os direitos humanos através de sua missão e conecta atores para garantir isso”, esclarece Pipponzi.

Com o início do novo governo, que propõe maior abertura ao diálogo, a retomada de espaços formais de participação e a ampliação e fortalecimento da agenda social, as expectativas para os próximos anos é que as organizações da sociedade civil tenham mais protagonismo e relevância na construção de políticas públicas, o que torna ainda mais importante pensar o desenvolvimento institucional dessas organizações

“Nos últimos anos, vivenciamos um aprofundamento das desigualdades, das crises socioambientais e vimos nossa democracia constantemente em risco. Hoje, há uma expectativa de fortalecimento da democracia brasileira, tanto do ponto de vista de seu sistema político e eleitoral, como da promoção da agenda de direitos. Em ambos os casos, não há dúvidas de que as organizações da sociedade civil terão um papel fundamental nisso”, afirma Cassio França, secretário-geral do GIFE. 

Além do Instituto ACP, do Instituto humanize e do GIFE, que formam o Comitê Gestor da Plataforma Conjunta, a iniciativa conta com o suporte de 25 organizações do setor, integrantes do Comitê Consultivo Colaborativo. São organizações experientes que voluntariamente compartilham seus  conhecimentos sobre temáticas de desenvolvimento institucional de OSCs para a construção da plataforma:

  • Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR)
  • Associação Brasileira de ONGs (Abong)
  • FICAS
  • Fundação André e Lucia Maggi
  • Fundação Behring
  • Fundação FEAC
  • Fundação José Luiz Egydio Setúbal
  • Fundação Oak
  • Fundação Salvador Arena
  • Fundação Tide Setubal
  • Fundação Agbara
  • IDIS
  • Imaflora
  • Iniciativa PIPA
  • Instituto Clima e Sociedade
  • Instituto Ibirapitanga
  • Instituto Órizon
  • Instituto Phi
  • Instituto Unibanco
  • Observatório da Branquitude
  • Pacto Organizações Regenerativas
  • Phomenta
  • ponteAponte
  • Somos Um
  • Synergos

Sobre a Plataforma Conjunta

A ‘Plataforma Conjunta’ é fruto da parceria entre  Instituto ACP,  Instituto humanize e  GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) e conta com a colaboração de 25 organizações do terceiro setor. A iniciativa colaborativa é focada em disseminar conhecimento, ferramentas, boas práticas de gestão, formações, construção de redes e oportunidades de acesso a recursos que fortaleçam a missão social das OSCs. Seu objetivo é promover o desenvolvimento e o fortalecimento institucional de organizações da sociedade civil para potencializar sua atuação. Mais informações: https://conjunta.org/a-iniciativa/

Serviço:

Espaço para Apresentação da Conjunta:  12º Congresso Gife 

Dia: 13/04  

Horário: 18h

Endereço: Memorial da América Latina,

Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *