fbpx
  • sex. nov 22nd, 2024

Gol é acusada de impedir viagem de PcD com ventilador mecânico

#PraTodosVerem: Foto da Luciana Trindade usando o bipap no centro. Do lado direito o texto de chamada, dia 28 de fevereiro Dia Mundial das Doenças Raras. Abaixo a Hastag “Gol Me deixe Respirar”

O impasse foi criado na última semana enquanto casal ocupava uma aeronave da Gol em Brasília. Empresa divulga nota sobre o caso.

O Diário PcD teve acesso a uma nota de solidariedade emitida pela Fundação João Mangabeira sobre o fato que ocorreu no Aeroporto Internacional de Brasília.

“Por meio desta nota manifestamos nossa solidariedade à Coordenadora do PSB Inclusão Nacional (segmento de defesa do direito da pessoa com deficiência do Partido Socialista Brasileiro) @luciana.inclusão Luciana Trindade, pelo ocorrido na noite da última quinta-feira, 24, quando ela, que viajava com o marido, Anselmo Araújo, deficiente visual, foi retirada de um vôo da companhia aérea GOL @voegoloficial pela Polícia Federal porque a empresa aérea não a deixou viajar de Brasília para São Paulo com um ventilador mecânico, aparelho usado por ela para respirar pois sua capacidade pulmonar é de apenas 14%”.

Ainda de acordo com a instituição, “a ativista socialista viaja com frequência usando o aparelho e havia viajado de São Paulo para Brasília dois dias antes, nas mesmas condições, sem impedimentos”.

Luciana sofre de Distrofia Muscular Congênita (doença degenerativa que causa fraqueza muscular), é cadeirante e ativista pelos direitos das pessoas com deficiência. O casal passou horas no aeroporto sem receber nenhuma explicação e sem conseguir viajar. Só conseguiram embarcar no dia seguinte por outra empresa aérea. “Ela foi vítima justamente daquilo que combate: o preconceito contra pessoas que possuem alguma deficiência. Manifestamos de público nosso total repúdio à empresa Gol Linhas aéreas pelo preconceito, falta de sensibilidade e desprezo por seus clientes. Informamos ainda que serão tomadas as medidas judiciais cabíveis para reparação dos danos materiais, decorrentes das despesas extras, e pessoais, causados pelo constrangimento”.

Em uma das redes sociais, Trindade publicou que “você que apoia a acessibilidade, repudia o capacitismo e gostaria de viver em uma sociedade mais justa e inclusiva, participe dessa campanha e compartilhe nas suas redes sociais”. A ativista publicou #GolMeDeixeRespirar! Nossas vidas importam! Ela também publicou uma foto, em que está usando o bipap no centro da imagem, onde destaca 28 de fevereiro Dia Mundial das Doenças Raras.

Segue a nota da GOL sobre o caso:

Em relação à Cliente do voo 1405 (BSB-GRU), a GOL informa que todo passageiro que necessita de tratamento especial durante um voo por motivo de saúde precisa preencher até 72h antes do embarque o MEDIF (sigla em inglês para Formulário de Informações para Passageiros com Necessidades Especiais) e apresentar à Companhia. 

No caso citado, a Cliente não apresentou este documento no momento do check-in, informando apenas no processo de embarque que faria uso do equipamento.

Ela foi orientada a respeito do preenchimento do MEDIF e teve oferecida a remarcação sem custos da passagem. A GOL reforça que os procedimentos tomados estão de acordo com as exigências de todos os órgãos reguladores em relação ao uso de equipamentos médicos durante voos comerciais, visando a Segurança da Cliente e de todos a bordo. Para mais informações sobre o MEDIF, acesse: https://www.voegol.com.br/informacoes/assistencia-especial/atestado-medico-medif

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *