O serviço da SMPED – Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo foi reconhecido internacionalmente pela ONG Zero Project.
A cerimônia do Prêmio Zero Project, que reconheceu a Central de Intermediação em Libras (CIL), serviço gratuito da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) de São Paulo, como uma ferramenta inovadora de acessibilidade que contribui para diminuir as barreiras para as pessoas com deficiência, foi realizada em um escritório da ONU na última quarta-feira (23) em Vienna, na Áustria.
O evento, promovido pela Essl Foundation, contou com a presença da secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, representando a cidade de São Paulo. Também participaram da cerimônia o presidente da fundação organizadora do prêmio, Martin Essl, entre outras autoridades e representantes de projetos igualmente premiados de todo o mundo.
A CIL, iniciativa municipal que garante o acesso de pessoas com deficiência auditiva e surdas nos serviços públicos instalados na capital paulista, está entre os 76 premiados desta edição de 25 países.
“Estamos muito orgulhosos de participar dessa mesa. Acredito que aqui seja o momento de trocarmos experiências. Fico muito feliz por representar a cidade de São Paulo e agradecida pela oportunidade de apresentar esse serviço público ao mundo ao lado de outros projetos tão relevantes”, declarou Silvia Grecco.
Prêmio
O Zero Project surgiu em 2008 e, desde então, apoia e promove a implementação da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, um instrumento redigido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006, no qual é declarada uma série de medidas e parâmetros que visam assegurar os direitos e a qualidade de vida das pessoas com deficiência no mundo inteiro. Além disso, o Zero Project também faz pesquisas sobre o tema e projeta práticas e políticas inovadoras para promover ações em prol das pessoas com deficiência. Ele se destaca ainda por incentivar, por meio de eventos e premiações, a empregabilidade de pessoas com deficiência: o projeto constantemente se reúne com empresas na Europa para dialogar por menos preconceito e mais direitos no mercado de trabalho.
Sobre a CIL
A Central de Intermediação em Libras (CIL) surgiu da necessidade das pessoas surdas se comunicarem na Língua Brasileira de Sinais (Libras) ao acessar os serviços municipais na ausência de intérprete de Libras. Para tanto, foi implantado esse serviço que, por meio de videochamada, faz a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdas no atendimento dos serviços públicos da cidade de São Paulo.
A CIL funciona instalada em equipamentos municipais, mas também através de um aplicativo. Na capital, são mais de 280 Postos de Atendimento Presenciais (PAP-CIL) onde o programa está instalado em equipamentos da saúde, assistência social, educação, cultura, entre outros. Dentro da Agenda 2030, a meta é ter 1.100 equipamentos públicos com Central instalada em computadores.
O aplicativo CIL-SMPED pode ser baixado, sem custo, tanto para smartphones com Android ou iOS quanto computadores. Foi firmado um acordo com as operadoras de telefonia móvel e, por isso, o usuário não gasta dados móveis durante a chamada de vídeo, a ligação é subsidiada pela SMPED. O serviço oferece acesso a Libras 24 horas por dia para o uso na comunicação com servidores municipais e, também, em alguns casos, estaduais, federais e equipes de serviços de emergência da cidade de São Paulo. Desde o lançamento do App, em 2018, até 2021, foram mais de 13.200 downloads e mais de 32 mil chamadas.
O modelo CIL já foi adotado por outros estados e cidades brasileiras, e a meta de curto prazo é aumentar o uso do aplicativo em 50% entre 2022 e 2025.