A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com o setor de Responsabilidade Social do Corinthians, levará cerca de 150 pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e seus familiares para assistir à primeira rodada do Brasileirão masculino (Corinthians x Cruzeiro) e à sétima rodada do Brasileirão feminino (Corinthians x Palmeiras), respectivamente, no domingo, 16, e na segunda, 17. O primeiro terá como sede a Neo Química Arena, enquanto o segundo jogo em questão ocorrerá no Estádio Alfredo Schürig, a Fazendinha.
A iniciativa, que integra o programa Cultura Inclusiva, leva pessoas com deficiência, de forma gratuita, a eventos, teatros, museus e outros espaços turísticos e/ou culturais da cidade. Em paralelo, neste mês de abril, acontece a Campanha TEA nas redes sociais e site da SMPED, além de outros espaços de divulgação.
O setor inferior oeste da Neo Química Arena receberá a Associação Azuis da Leste, um grupo de mães de pessoas com deficiência cujo propósito é acolher, orientar e apoiar famílias; o Instituto Jô Clemente, organização sem fins lucrativos da sociedade civil que, há mais de 61 anos, promove saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras; e, por fim, os Autistas Alvinegros, movimento de inclusão social que está presente em todos os jogos do Corinthians na Neo Química Arena e o qual, para além do direito de torcer no estádio, busca também promover mais acessibilidade e visibilidade à causa TEA.
Por sua vez, o setor norte da Fazendinha receberá o Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar (CIAM), uma associação beneficente, sem fins lucrativos, que presta assistência gratuita a bebês, crianças e jovens de 0 a 18 anos com deficiência intelectual em situação de vulnerabilidade social — bem como também às suas famílias. Além disso, cinco crianças desta associação entrarão de mãos dadas com as Brabas no gramado antes da partida ser iniciada.
A SMPED e a Responsabilidade Social do Corinthians, ao longo deste mês de abril, estão promovendo visitas guiadas exclusivas a pessoas com deficiência, na Neo Química Arena e também no Memorial Corinthians.