Inquérito contra comediante acusado de capacitismo e machismo é suspenso pelo TJ-SP

O desembargador Ivo de Almeida, da 1ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, concedeu liminar para suspender o andamento de um inquérito policial contra um comediante, investigado por fazer uma piada considerada ofensiva a pessoas com deficiência.

Segundo os autos, durante uma apresentação em um clube de comédia, o humorista Bruno Lambert fez a seguinte piada: “Você já comeu uma cadeirante? Eu também não. Sabe por quê? Porque não dá. Coloquei ela de quatro, ela murchava. Aí, você tinha de pegar ela aqui, abaixar, parece CrossFit, entendeu?”

O comentário repercutiu nas redes sociais e a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) apontou “capacitismo e machismo” na fala de Lambert. A parlamentar apresentou uma representação junto ao Ministério Público, que determinou a instauração do inquérito. 

A defesa do comediante, representada pelos advogados Luiz Felipe da Rocha Azevedo Panelli e Catalina Soifer, impetrou Habeas Corpus junto ao TJ-SP em que pede o trancamento do inquérito policial por atipicidade da conduta. A liminar foi concedida pelo relator, em decisão monocrática, até que o mérito do HC seja julgado.

“A questão se revela, deveras, polêmica, merecendo análise mais aprofundada, a tempo e modo, pela douta turma julgadora. Por cautela, suspendo o andamento do inquérito policial”, afirmou o desembargador Ivo de Almeida.

Fonte: https://www.conjur.com.br/

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore