Hospital Ortopédico AACD utiliza sistema inédito com inteligência artificial para rastrear materiais cirúrgicos

O Hospital Ortopédico AACD é o primeiro do Brasil a contar com inteligência artificial em sua Central de Material e Esterilização (CME). O objetivo é inovar na rastreabilidade dos instrumentais utilizados nas cerca de sete mil cirurgias que são feitas anualmente.

O projeto inovador utiliza um sistema moderno, que é fornecido pela empresa STERIFAST e garante segurança e eficiência na manipulação dos cerca de 170 mil itens de instrumentais cirúrgicos que são utilizados todos os meses pelo hospital, sendo que 95% deles são de origem externa, o que exige a implementação de rígidos protocolos sanitários e de segurança para mitigar riscos de infecção e extravios de materiais.
 

“Além da alta complexidade, as cirurgias ortopédicas requerem uma grande quantidade de instrumentais cirúrgicos. Para cada paciente, utilizamos, em média, 20 caixas de materiais. Antigamente, fazíamos a verificação item por item e, depois, passamos a tirar fotos para acompanhamento. Agora, a rastreabilidade dos equipamentos é totalmente informatizada, o que agiliza os nossos processos e reforça o nosso controle de qualidade, registro e segurança”, afirma Emanuel Toscano, superintendente de Operações da AACD.
 

A gestão dos dados é imediata, integrada e móvel, permitindo que a equipe acesse o sistema por meio de tablets de última geração e transite pelas áreas da CME do hospital, que compreende o recebimento, limpeza, inspeção, preparo, esterilização e distribuição dos materiais cirúrgicos.
 

“Essa mudança intensifica a governança dos nossos recursos e a segurança de toda a nossa cadeia de esterilização, o que contribui para a otimização do trabalho realizado na CME, uma vez que é possível avaliar os tempos de cada etapa do processo, gerando métricas de produtividade e relatórios mensais para melhoria contínua”, diz Adriana Sicoli, gerente de enfermagem do Hospital Ortopédico AACD.
 

O Hospital Ortopédico AACD vai ampliar a sua capacidade neste ano. Com entrega prevista para o segundo semestre, as obras de expansão irão promover um incremento de até 40% no volume cirúrgico — serão 15 salas cirúrgicas e 140 leitos hospitalares.

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore