Dia da Educação: Instituto Jô Clemente (IJC) explica a importância da psicopedagogia como forma de incentivar a educação inclusiva

Nesta sexta-feira, 28, é celebrado o Dia da Educação, e o IJC reforça a importância da escola e da educação no desenvolvimento e na transformação da sociedade. Uma data importante, especialmente no Brasil, devido aos desafios enfrentados diariamente pelos professores, pedagogos e diretores. Um outro público também tem enfrentado desafios no ambiente escolar: as pessoas com deficiência. Dentre os mais comuns, destacamos o capacitismo, o despreparo dos professores, a falta de infraestrutura e de acompanhamento pedagógico inadequado. Fatos estes que contribuem para o abando escolar. Segundo dados do IBGE, 67% da população com deficiência não possui nenhuma instrução ou ensino fundamental incompleto.
 

O Instituto Jô Clemente (IJC) apoia a educação inclusiva na qual todos os estudantes frequentam a escola regular, que é ainda um direito assegurado pela Constituição Federal e pela Convenção Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. Modificar as práticas educacionais para reunir todos os alunos na mesma sala de aula tem inúmeros benefícios na aprendizagem, traz a diversidade para a prática e contribui para o desenvolvimento da cidadania — ou seja, é um passo em direção a uma sociedade mais inclusiva.
 

Segundo a pedagoga e supervisora educacional do Instituto Jô Clemente, Roseli Olher, outra alternativa eficiente para inserir a educação inclusiva nas escolas é o atendimento psicopedagógico. “Esta técnica ajuda a identificar onde está a dificuldade de aprendizado do aluno e, a partir desse diagnóstico, pensamos em estratégias e preparamos estímulos de forma lúdica como utilização de imagens e jogos para que ele tenha prazer em aprender e possa se desenvolver”, explica Olher. Esse atendimento educacional especializado é fundamental para que o aluno com deficiência consiga desenvolver habilidades orais, cognitivas e de sociabilidade, e tenha independência no ambiente escolar, tornando-se um lugar onde ele se sinta seguro e acolhido.
 

O Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, oferece esse atendimento de psicopedagogia para crianças e adolescentes com deficiência dos quatro aos 17 anos, de forma particular ou em parceria com convênio médico. O trabalho é realizado é repassado para a escola para que a instituição escolar dê continuidade ao atendimento com materiais e cursos que incluam o aluno. “O apoio dos familiares é fundamental nesse processo, a fim de melhorar todas as esferas sociais, não somente, a escolar”, finaliza Roseli.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore