Crea-SP promove evento de diversidade 

Signatário do Pacto Global pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) está engajado em promover efetivamente os ODS de número 5 e 10, que, respectivamente, se referem às medidas em prol da igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Mais que cumprir as metas, o Crea-SP visa contribuir efetivamente com a construção de uma sociedade mais equitativa e que acolha a todos. Nesse intuito, a autarquia federal realiza, pela primeira vez, um evento para debater iniciativas de promoção da diversidade, equidade e inclusão na área tecnológica.

O ‘Para Todos’, como foi nomeado o encontro aberto e gratuito, acontece nesta quarta-feira (17/05), a partir das 19h, em uma das sedes do Conselho (Av. Angélica, 2364, Consolação, São Paulo). As inscrições podem ser feitas on-line, neste link.
 

Na programação, estão previstas apresentações de diversos palestrantes que abordam diálogos sobre letramento racial, acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD), etarismo e gênero. “As relações humanas são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos nós, o que não é diferente na Engenharia, Agronomia e Geociências. O que buscamos com o evento é a conscientização de que todas as pessoas merecem respeito e oportunidades para acessar o mercado de trabalho e os serviços da sociedade de forma justa”, diz o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese.
 

Promovido pela Comissão de Diversidade da autarquia, o painel pretende disseminar o conceito de acolhimento e impulsionar medidas que atendam todos os públicos no universo da área tecnológica. “Assim como existe a licença maternidade para as mulheres, outros direitos precisam ser aplicados pelas empresas, como é o caso do nome social na carteira profissional – já adotado pelo Crea-SP. O objetivo do Conselho é mostrar a necessidade e importância dessas mudanças no ambiente corporativo”, explica a coordenadora da Comissão, Eng. Poliana Siqueira.
 

A seguir, os temas das palestras da programação do ‘Para Todos’:
 

– Mulheres: Maria Ribeiro – Cientista social e mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP/Paris-Diderot. Maria é professora no programa de pós-graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), além de integrante em diversos grupos e núcleos em defesa do público feminino.
 

– Geral: Kaká Rodrigues – Professora, cofundadora da consultoria Div.A Diversidade Agora!, consultora deDiversidade, Equidade e Inclusão (DE&I), coach (treinadora), Chief Happiness Officer (Gestora Executivo de Felicidade) certificada, terapeuta sistêmica e palestrante com foco em diversidades, comunicação não-violenta, segurança psicológica e felicidade no trabalho.
 

– Etarismo: Mauro Wainstock – Jornalista, sócio-fundador da consultoria do HUB 40+, LinkedIn TOP VOICE & Creator — programa do LinkedIn que visa dar reconhecimento e visibilidade aos usuários que produzem conteúdos na plataforma com bastante engajamento , colunista da Exame, do Terra e do portal Startups, entre outros veículos. É palestrante sobre diversidade etária, editor de livros e de biografias. Mauro é também mentor através de plataformas on-line como Top2You (Você no Topo), InovAtiva e BNDES Garagem.
 

– Étnico: José Marcos da Silva – Administrador de Empresas com MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), José é fundador da JMS Consultoria em Gente. Atua há 15 anos na Deloitte Brasil, onde exerce o papel de diretor da área de Consultoria em Diversidade, Equidade e Inclusão. Foi também um dos criadores do pilar de raça e etnias do Programa de Diversidade, Equidade e inclusão (DE&I)da Deloitte no Brasil.
 

– PcD: Raphael Aguiar – Engenheiro de Produção, pós-graduado em Gerenciamento de Negócios e Projetos, com certificação PMP (padrão-ouro da certificação em gestão de projetos) e com trajetória profissional em grandes multinacionais. Atualmente, Raphael é gerente de Projetos na Vestas, sendo responsável pela área de energia renovável.
 

Serviço 

Para Todos – Diálogos para a diversidade, a equidade e a inclusão na área tecnológica 

Data: 17 de maio

Horário: 19h

Local: Sede do Crea-SP

Endereço: Av. Angélica, 2364, Consolação, São Paulo/SP

Sobre o Crea-SP - Instalada há 88 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore